Barbacena realiza evento no Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Passeata aconteceu da Praça do Rosário até a Praça dos Andradas


Com o lema “A Liberdade É Terapêutica”, uma passeata marcou em Barbacena o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio, data que é símbolo dos esforços por uma sociedade sem manicômios. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps) e Coordenação de Saúde Mental, participou da passeata, realizada da Praça do Rosário até a Praça dos Andradas. O evento foi organizado pelo Fórum Mineiro de Saúde Mental e pela Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais.

O evento contou com a participação dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Convivência, residências terapêuticas, além de técnicos, funcionários e familiares. Na Praça dos Andradas, também foram realizadas atividades culturais e exposição de artesanatos dos participantes do Centro de Convivência.

“Barbacena mostra que podemos fazer diferente e melhor do que encarcerar pacientes com sofrimento mental em hospícios”, destacou o secretário municipal de Saúde, José Orleans da Costa, que prestigiou o evento.

O Movimento de Luta Antimanicomial surgiu em 1987, propondo novas alternativas terapêuticas aos portadores de sofrimento mental. O trabalho teve papel fundamental ao trazer à tona histórias e imagens da barbárie que acontecia nos antigos hospícios.


Busca de Notícias