Barbacena se prepara para Dia D de Vacinação Antirrábica
Neste sábado, cidade contará com vários pontos de vacinação de cães e gatos


A Prefeitura de Barbacena, através do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), está realizando, de 2 de maio a 2 de junho, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2017. O Dia D da Vacinação, na cidade, será no próximo sábado, dia 27. Um calendário foi elaborado para atender os moradores da zona rural e urbana, com vacinação de cães e gatos, sendo que nas comunidades foram fixados pontos determinados.

Atualmente, a raiva é considerada uma doença um tanto incomum, porém ela continua sendo uma grande preocupação para as autoridades da área de saúde e também entre donos de cães e gatos. A raiva é incurável nos animais e pode afetar os seres humanos, sendo a vacina antirrábica a única forma de prevenção. Uma das preocupações dos setores de controle de doenças animais é com o grande número de gatos e, principalmente, cães abandonados nas ruas, não descartando, portanto, a transmissão da doença.

A raiva é transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes, sejam eles gatos ou cães. De acordo com especialistas da área da saúde, nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

Clique aqui para ver a programação completa da vacinação 


Busca de Notícias