Prefeitura realiza obras em escolas e instituições da rede municipal
Diversos trabalhos em infraestrutura estão sendo feitos para garantir melhores condições de aprendizado e conforto para os estudantes


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (Sedec), adotou, desde o início de 2017, um cronograma amplo e diferenciado de obras em escolas municipais e instituições vinculadas ao setor. Por determinação do prefeito Luis Álvaro junto ao secretário Luiz Carlos Rocha de Paula, através da coordenação administrativa, com supervisão da vice-prefeita Angela Kilson, a Secretaria tem realizado diversos trabalhos em infraestrutura para garantir melhores condições de aprendizagem e conforto para os estudantes.

As obras começaram pela Escola Municipal Coronel José Máximo, na comunidade do Pombal, com o apoio da diretora Cláudia Zanetti. O local recebeu pintura, intervenções na parte hidráulica e elétrica e reforma dos banheiros, com adaptação acessível.

A segunda obra foi realizada no Parque Museu Casa de Marcier, que também é vinculada à Secretaria. Com o apoio da gerente Deliane Dani, foi realizada pintura e limpeza do local.

As Escolas Municipais José Felipe Sad (bairro Santa Cecília), José Moreira dos Santos (Santo Antônio), Inês Piacesi (Valentim Prenassi), Rotary (Santo Antônio) e o Centro de Educação Infantil Oswaldo Furtado (Santa Cecília) receberam trabalhos de capina.

Também estão em fase final obras na Escola Municipal Coronel Camilo Gomes de Araújo, no distrito de Pinheiro Grosso, com o apoio da diretora Sílvia Barbosa. O local está recebendo pintura, melhorias na parte hidráulica e elétrica, reforma dos banheiros e colocação de pisos e azulejos.

A Sedec também passou por obras internas, com colocação de divisórias, ampla limpeza do setor e organização da parte pedágogica em um corredor.

Além destes serviços, estão sendo recolhidas as carteiras, mesas, computadores, cadeiras, armários, geladeiras e fornos, sendo alguns para reforma e outros, danificados, para substituição.

Segundo o coordenador administrativo Eduardo Sad, responsável pelos trabalhos, mais obras serão realizadas. Até o meio do ano, as Escolas Municipais Tony Marcos de Andrade, no bairro Nove de Março, e Crispim de Paula Nézio, no Costas da Mantiqueira, vão receber melhorias na infraestrutura.

Secretário Luiz Carlos Rocha de Paula fala sobre as obras

Planejamento - “Após receber total apoio por parte de nosso prefeito Luis Álvaro e, ainda, sob a supervisão da vice-prefeita Angela Kilson, que tem acompanhado estes trabalhos, iniciamos um diagnóstico das Escolas Municipais carentes de intervenção de manutenção em suas estruturas físicas e iniciamos, assim, com criatividade, face à carência de recursos, as reformas e adequações que poderiam ser realizadas".

Execução do trabalho - "Num trabalho criterioso, coordenado por Eduardo Sad e a equipe de manutenção da Sedec, formada por profissionais de diversas áreas, iniciamos, portanto, conforme já exposto e identificado, as ações que demandam inventatividade e talento, esforço, dedicação e, sobretudo, profissionalismo. Assim, estamos conseguindo realizar estas atividades de manutenção dos prédios públicos que abrigam nossas escolas, garantindo, desta forma, um processo de ensino e aprendizagem, que contemplem também ambientes favoráveis ao nosso corpo docente, discente e servidores".

Objetivo - “Esta é a proposta: levar a todos os envolvidos da rede pública municipal de ensino melhores condições de trabalho, não somente no campo físico, como as reformas aqui evidenciadas, mas, também, e sobremaneira, viabilidades no campo pedagógico, com formação de um corpo de professores e técnicos capacitados a ofertarem uma educação de qualidade".

Conclusão - “Vamos continuar realizando este trabalho, conforme cronograma que está sendo preparado, no intento de alcançarmos uma efetividade quanto a todas as Escolas. Queremos ainda agradecer à Secretaria de Obras, através de sua titular Giovana Zappa, que, gentilmente, e num espirito de colaboração, nos cedeu o engenheiro de seu quadro de pessoal, Luiz Otávio Campos, que tem nos auxiliado neste diagnóstico e contribuído significativamente com as reformas e adequações”.


Busca de Notícias