Proposta do prefeito é aprovada por unanimidade em assembleia dos servidores
Luis Álvaro também anunciou a antecipação da metade do 13º deste ano em julho


O prefeito de Barbacena, Luis Álvaro, participou, na noite desta quinta-feira (1º), de assembleia promovida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barbacena (SISPMB). O Chefe do Executivo conversou com os servidores por mais de uma hora, fez um balanço da situação da Prefeitura e anunciou o pagamento antecipado da metade do 13º salário de 2017 em julho. Além disso, ele apresentou a proposta para o pagamento do 13º de 2015 e 2016, que foi aprovada por unanimidade, fruto de uma reengenharia financeira que demandou estudos. Desde que tomou posse, os salários dos servidores estão sendo pagos rigorosamente em dia. 'Esse é um dos compromisso de nosso governo com a classe', disse o prefeito.

A proposta formulada pela Prefeitura, após uma série de encontros com os membros da diretoria do SISPMB, é de pagar, em 30 parcelas, com início em janeiro do ano que vem, a gratificação natalina dos dois últimos anos. O pagamento parcelado, conforme o prefeito expôs em sua explanação, é fruto de um extenso trabalho técnico que demandou estudos em função, sobretudo, das dificuldades enfrentadas pela Prefeitura e também pela situação do Simpas, já que, em breve, terá um adicional de cerca de 500 novos servidores municipais aposentados, gerando uma despesa adicional no sistema previdenciário municipal de mais de R$ 1 milhão.

O pagamento de metade do 13º salário já no mês de julho é em função, sobretudo, das medidas de austeridade administrativa adotadas desde o início da gestão e graças a uma pesada reengenharia financeira que o prefeito Luis Álvaro adotou desde o início do ano. Mensalmente, a Prefeitura guarda 1/12 das finanças referentes para que possa pagar a gratificação. Com metade do valor em caixa, o Município já consegue saldar 50% do 13º em julho. 'Nesse momento de crise, esse adiantamento é importante para o funcionalismo', frisou.

O prefeito ainda respondeu a questionamentos dos servidores, explicou a situação financeira e ressaltou seus planos para o aumento da receita municipal. Entre elas, colocar a Prefeitura à frente da coleta de lixo e a criação de uma usina de asfalto. 

'Assumimos o compromisso de voltar nesta assembleia ainda em fevereiro. Estamos tomando, desde o primeiro dia de governo, medidas de contenção de despesas que tornam possível o pagamento dos atrasados. Parabenizamos o trabalho do Sindicato e agradecemos o entendimento de todos os servidores que apoiaram as medidas adotadas.  Tivemos várias reuniões em que pudemos demonstrar a difícil situação e tentar encontrar soluções. A nossa proposta foi feita com base em uma análise criteriosa das contas do município', destacou o prefeito Luis Álvaro. 


Busca de Notícias