Barbacena participa da 15ª Semana de Museus
Evento foi realizado em 485 cidades, de 26 estados


O Parque Museu Casa de Marcier participou, desenvolvendo 33 atividades junto aos alunos e professores das escolas das redes públicas municipal, estadual e privada de Barbacena, da 15ª Semana de Museus, realizada, de 15 a 21 de maio, por museus e instituições culturais de todo o país, com o tema “Museus e Histórias Controversas: dizer o indizível em museus”. Mais de três mil atividades culturais foram promovidas em 485 cidades, de 26 estados, segundo informações do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Em Barbacena, durante a Semana de Museus, foram realizadas visitas mediadas, sarau poético-musical, palestras, discussões educativo-culturais, apresentação dos músicos e professores do Conservatório Municipal Heitor Villa Lobos, atividades educativo-ambientais promovidas pela Diretoria de Meio Ambiente e pela Sala Verde do SAS, atividades educativo-sociais de prevenção e combate à dengue promovidas pela equipe da vigilância epidemiológica da Secretária de Saúde, produção de pinturas e atividades recreativas e artísticas.

A abertura do evento contou com as presenças do secretário municipal de Educação Desporto e Cultura, Luiz Carlos Rocha de Paula; da subsecretária de Assuntos Pedagógicos, Maria Eugênia Castro Silva Oliveira; Waldir Damasceno, recém eleito Membro do Conselho Municipal de Cultura (Comuc) e um dos responsáveis pela inauguração do Museu; representantes parceiros do SAS, Guarda Municipal, professores e alunos da Escola Estadual Professor Soares Ferreira; a coordenadora do Parque Museu Casa de Marcier, Deliane Dani, e a equipe de trabalho do Museu.

“Num museu o aprendizado ocorre de forma dinâmica. A partir de objetos, pinturas e outros artefatos, o indivíduo conhece a história na prática, dando um senso de realidade ao aprendizado. Sendo assim é de fundamental importância que as escolas promovam visitas a museus de diversos tipos, de modo a incentivar os alunos a associarem o conteúdo recebido em sala de aula com as realidades históricas, naturais, científicas e culturais presentes nesses locais muitas vezes esquecidos pela maioria da população”, destacou o secretário Luiz Carlos Rocha de Paula.

A cerimônia de encerramento da 15ª Semana de Museus foi presidida pela vice-prefeita Angela Kilson. “Barbacena foi inserida no importante evento cultural que é a Semana Nacional de Museus, muito bem representada pela memória e obra do grande pintor de renome internacional, Emeric Marcier. Preservar a memória deste grande cidadão barbacenense levando ao conhecimento dos alunos e professores, fatos de sua história e conhecimentos sobre a arte de seus afrescos, desenhos e pinturas agregou um importante diferencial à vida dessas pessoas”, destacou a vice-prefeita.

A responsabilidade de fazer parte de um evento tão importante, como é a Semana de Museus, foi destacada pela coordenadora do Museu, Deliane Dani: “É muito importante criar iniciativas para promover o acesso à cultura, ampliando a inclusão social e a visibilidade dos museus. Em todas as visitas mediadas, procuramos levar os alunos a reflexões sobre a forma subjetiva de sentir o espaço museal. Através da análise conjunta, formam-se opiniões diversas e os alunos aprendem a valorizar cada visão e a história do museu, baseada na percepção de seu acervo, o que os leva à motivação para despertar a criatividade, inspirando o aprendizado”.

Primavera de Museus - As 10 escolas que participam do Projeto Roda Viva dos Museus, desenvolvido pela coordenadora Deliane Dani e pela equipe do Parque Museu Casa de Marcier, no 1º Semestre de 2017, foram as Escolas Municipais Jovelino Jacinto Furtado, José Felipe Sad, José Moreira dos Santos, Embaixador Martim Francisco, Núcleo de Formação Integral São Miguel Arcanjo; as Escolas Estaduais Adelaide Bias Fortes e Professor Soares Ferreira; Colégio Desafio; Centro de Educação Infantil Criança e Cia, IMI-Salesianas. Os trabalhos desenvolvidos por essas escolas serão expostos durante a 11ª Primavera de Museus, que acontecerá no próximo mês de setembro.


Busca de Notícias