Saúde promove encontro sobre doenças raras
Mais de 200 profissionais da área participaram do evento


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), realizou o 1º Encontro da Atenção Primária à Saúde sobre Doenças Raras com Ênfase nas Mucopolissacaridoses (MPS), no último dia 2 de junho, no auditório da Faculdade de Medicina de Barbacena.

O evento teve como palestrante o neurologista infantil André Vinícius Soares Barbosa, que é responsável pelo ambulatório de doenças raras do Hospital João Paulo II, em Belo Horizonte. Ele trabalha também na Santa Casa e no Hospital São Lucas da capital mineira.

Mais de 200 pessoas participaram do encontro, que contou com a presença dos profissionais da atenção primária da Saúde, com enfermeiros, médicos, agentes comunitários de saúde, equipe do programa Saúde Bucal e do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Nasf).

Doença – A palestra deu ênfase a Síndrome de Hunter ou mucopolissacaridose tipo II (MPS II), que é um distúrbio genético grave, que afeta principalmente as pessoas do sexo masculino. A doença interfere na capacidade do organismo em quebrar e reciclar determinadas substâncias conhecidas como mucopolissacarídeos ou como glicosaminoglicanos (GAGs).


Busca de Notícias