Começa o Cadastramento Escolar 2018
Inscrições, que podem ser realizadas pela internet, vão até o dia 23 de junho


O Cadastramento Escolar para 2018 teve início nesta segunda-feira (12) em Minas Gerais. Pais ou responsáveis que desejam garantir vaga para o filho no ensino fundamental da rede pública no próximo ano e também jovens que queiram retornar aos estudos devem ficar atentos. O cadastramento vai até o próximo dia 23 de junho (sem prorrogação de prazo) e é, pela primeira vez, realizado pela internet em todo estado.

Podem ser inscritas crianças que completarem seis anos até o dia 30 de junho de 2018, alunos matriculados na educação infantil que estão cursando o segundo período, estudantes vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares e candidatos ao curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental. A inscrição deve ser realizada pelo pai, mãe ou responsável ou jovens maiores de 18 anos.

O cadastramento é unificado para as redes municipal e estadual e é fundamental para o aluno garantir uma vaga em uma escola próxima de sua residência. Ocorrendo a necessidade de comprovação de endereço do candidato, as informações prestadas no formulário do Sistema de Cadastro podem ser verificadas pela Comissão do Cadastro Escolar.

A inscrição é isenta de pagamento de taxas e deve ser feita através de formulário eletrônico, disponibilizado pelo site da Secretaria de Estado de Educação através do endereço: www.educacao.mg.gov.br.

Em Barbacena, quem não tiver acesso à internet deve dirigir-se à Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (Sedec), que fica na Rua Monsenhor Silvestre de Castro nº 275, bairro Funcionários, de 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira.

Não é necessário inscrever-se o aluno já matriculado no ensino fundamental da rede pública.

 Matrícula

A matrícula também será unificada nas redes públicas – estadual e municipal – e vai acontecer de 11 a 15 de dezembro. Vale destacar que o cadastro não é matrícula e que o aluno cadastrado deverá efetivar a matrícula neste período, na escola para a qual foi encaminhado, para garantir a sua vaga.

Para efetivação da matrícula, devem ser apresentados, obrigatoriamente, os seguintes documentos:

- cópia e original da conta de luz da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado na inscrição;

- cópia e original da certidão de nascimento ou carteira de identidade,

- comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outros municípios, retorno aos estudos ou cursos da EJA.


Busca de Notícias