Projetos do Conservatório Municipal aproximam estudantes da música
Concertos Didáticos e Turnezinha Cultural 2017 são destaques


A Prefeitura de Barbacena, através da Subsecretaria de Cultura, Desporto e Turismo e o Conservatório Municipal Heitor Villa-Lobos, tem, neste ano, trabalhado com iniciativas que despertam, em crianças e jovens estudantes, a curiosidade e o gosto pela arte musical. Dois projetos tem se destacado atualmente: Concertos Didáticos e Turnezinha Cultural 2017.

O projeto Concertos Didáticos apresenta, de forma guiada, com um repertório erudito e popular, a música aos alunos da rede municipal de ensino, com explicações detalhadas sobre cada repetório. O próximo concerto está marcado para esta quinta-feira (22), com apresentação do jovem barítono Marcos Paulo de Carvalho e do professor Neri Contin aos alunos da Escola Municipal Embaixador Martim Francisco (Caic).

O projeto Turnezinha Cultural 2017 leva a música aos estudantes de Barbacena e região, abrangendo vários instrumentos. Segundo a coordenadora Tamyres Brandão,  a iniciativa busca despertar o gosto pela música, bem como pelo estudo musical. 'É um projeto que existe há quatro anos. Muitos alunos estão estudando música graças à iniciativa. O Conservatório está de portas abertas, com vagas para quem deseja aprender'.

O primeiro concerto da Turnezinha Cultural 2017 foi realizado na tarde desta terça-feira (20), com alunos da Escola Estadual Adelaide Bias Fortes. Mais edições vão acontecer no segundo semestre.

O subsecretário de Cultura, Desporto e Turismo, Cleb Braz de Andrade, reforçou a importância dos trabalhos realizados: 'A música tem um importante papel na expressão cultural, além de estimular o desenvolvimento cognitivo; pode ser ainda uma profissão. O Conservatório é, desta forma, um importante meio para que haja um contato mais amplo com a música e os projetos em andamento são caminhos para que isso aconteça'.


Busca de Notícias