Prefeitura promove inclusão na rede municipal de ensino
Secretaria Municipal de Educação conta, em 2017, com 67 monitores de apoio para atender a 105 alunos


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (Sedec), tem atuado para fortalecer as práticas inclusivas na rede municipal de ensino e favorecido o atendimento às necessidades educacionais especiais sem medir esforços, de acordo com o que prevê a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/15, artigo 28, incisos XI e XVII).

A Sedec conta, em 2017, com 67 monitores de apoio às tecnologias assistivas, atendendo a 105 alunos. O monitor oferece apoio pedagógico ao processo de escolarização do estudante com disfunção neuromotora grave, deficiência múltipla, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Também se justifica quando o aluno tem necessidade de suporte com o uso de recursos de tecnologias assistivas e na ambientação escolar de quadros psiquiátricos, em que apresenta alto nível de auto e heteroagressividade.

O apoio do monitor é integrado ao trabalho do professor regente, visando favorecer o acesso do aluno à comunicação e ao currículo, por meio de adequação de material didático-pedagógico, utilização de estratégias e recursos tecnológicos.

Essa demanda é fundamentada em avaliação clínica e pedagógica, realizada pela escola, e através de verificação in loco pela Equipe de Apoio à Inclusão da Sedec.


Busca de Notícias