Procon Municipal divulga balanço do 1º semestre de 2017
Órgão adotou uma série de medidas para atender e resolver as demandas


O Serviço Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon de Barbacena), órgão ligado à Advocacia-Geral do Município, divulgou, nesta quarta-feira (12), um relatório das atividades realizadas no primeiro semestre de 2017.

No período apurado, foram realizados 2833 atendimentos aos consumidores nas mais variadas modalidades e, deste número, foram registradas 534 reclamações, com 75% de resolução.

Segundo o coordenador de Integração Jurídica e Gestão do Procon, Lucas de Souza Garcia, “os números apurados são proporcionais ao balanço do ano de 2016, quando foram realizados 5776 atendimentos, registradas 1299 reclamações, com um alto índice de resolutividade, calculado em 75,28%”.

Outras medidas também foram adotadas pelo Procon, como a ampliação do número de guichês de atendimento e a consequente diminuição do tempo de espera pelo consumidor, além de ações de fiscalização para averiguação do cumprimento das leis consumeristas e a realização de reuniões com fornecedores para resolução ágil das reclamações registradas.

Foi protocolizado ainda, na Câmara Municipal, novo Projeto de Lei para a modernização da estrutura do órgão, criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor e do Fundo Municipal da Proteção e Defesa do Consumidor. Caso haja a aprovação do Poder Legislativo, o sistema de proteção aos consumidores terá grandes avanços, pois ampliará sua atuação e ganhará ferramentas para a execução de suas políticas com excelência.

Para o Advogado-Geral do Município, Tiago Siqueira Mota, "desde quando assumido pela Advocacia-Geral do Município, em 2015, o Procon Municipal vem pautando pelo seu fortalecimento, tendo melhorado sua estrutura, eficiência e buscando sua evolução técnica-administrativa".

Novas ações estão em pauta e brevemente serão divulgadas à população.

O Procon Municipal de Barbacena funciona na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, na rua Silva Jardim, ao lado da Prefeitura. O telefone para contato é (32) 3331-8001.


Busca de Notícias