Sesi/Senai e Prefeitura promovem curso na área de construção civil
Capacitação tem carga horária de 80 horas


O Sistema Fiemg, através da Regional Zona da Mata, Programa Escola Móvel e Unidade Barbacena do Sesi/Senai, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplan), iniciou, nesta terça-feira (25), um curso gratuito e aberto à população na área de construção civil, com ênfase na montagem de drywall.

O curso, que vai até o dia 23 de agosto, tem carga horária de 80 horas, com duas turmas de 20 alunos, com idades a partir de 16 anos, nos turnos da manhã (8h às 12h15) e tarde (13h45 às 18h), contando com aulas teóricas e práticas e emissão de certificado para os aprovados.

Drywall significa parede seca, em inglês, ou seja, não existe a necessidade do uso de argamassa para a sua construção, como na alvenaria. São chapas de gesso aparafusadas em estruturas de perfis de aço galvanizado. Segundo o instrutor do setor de formação profissional na área de construção civil, Julio Cezar da Cunha, a tecnologia está crescendo no mercado. Ele afirma que "durante o curso Montador de Drywall, os alunos vão aprender a interpretar um projeto, trabalhando na execução com zelo, e a fazer paredes com o material de forma correta".

O secretário Municipal de Planejamento e Gestão, Aderbal Neves Calmeto, destaca que cursos como este, além de ajudarem na inserção no mercado de trabalho, fomentam a economia. "A capacitação profissional é necessária no sentido de valorizar a carreira, bem como oportuniza a criação de novos empreendedores. É muito importante que os trabalhadores tenham uma formação diferenciada e o curso realizado aqui pode ser um primeiro passo", afirmou o secretário.

O gerente do Sesi/Senai Barbacena, César Alexandre Nunes Ferreira, ressalta que "Barbacena está sendo privilegiada, trazendo uma iniciativa itinerante que, em parceria com os municípios, apresenta novas tecnologias. O drywall está inserido em uma linha de construção moderna, limpa e segura". O supervisor administrativo do Sesi/Senai, Marcelo Santana, completou: "Já conversamos com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Planejamento, e a intenção é trazer novos cursos para Barbacena".

O Programa Escola Móvel do Sesi/Senai foi criado em 2011 e, entre seus objetivos, estão a educação, inclusão social e geração de renda. "O foco é a prática, aliada a uma base teórica importante, buscando sempre qualificar a mão-de-obra. Todos têm a ganhar", disse o analista de relações empresariais do programa, Jairo Carmo Antunes.


Busca de Notícias