Barbacena celebra 226 anos na próxima segunda-feira
Uma série de atrações marca as comemorações de aniversário do município


Barbacena celebra, na próxima segunda-feira (14), 226 anos de emancipação política e administrativa, tendo sido elevada à categoria de Vila, em 1791, pelo governador da capitania, Visconde de Barbacena. Neste ano, uma série de atrações marca as comemorações de aniversário do município.

O grande destaque é a realização de ação social neste sábado (12), na Rua XV de Novembro, de 9h às 13h,  contando com diversas atividades culturais, de saúde e lazer. Na oportunidade, serão apresentados à população cinco novos caminhões, adquiridos com recursos próprios, para serem utilizados em diversas atividades urbanas e rurais.

A música também movimenta Barbacena, em eventos com o apoio da Prefeitura. Como parte da programação, acontece, a partir desta sexta-feira (11) até domingo (13), a 2ª edição do Loucomotiva Blues & Jazz Festival, sempre a partir das 21h, no Campo do Grêmio da Colônia Rodrigo Silva. Nesta sexta-feira, tem Rodrigo Nézio, Jefferson Gonçalves e Gabriela Pepino; no sábado, Tânia Azze, Lúdica Música e Falcatrua se apresentam; e, fechando o festival, no domingo, Refinaria, João Bosco e Squirtle Gang, banda local definida por votação popular.

Outra atração será o Barbacena Music Fest 2017, começando nesta sexta (11), com Alok e Rick e Ricardo; no sábado (12), Edson e Hudson e Sapão; e, no domingo (12), O Rappa. O evento acontece no Parque de Exposições, contando com programação especial em camarote.

No domingo (13), de 9 às 12h, também será realizada uma edição especial do projeto Música na Praça, na Praça dos Andradas. A 48ª edição da iniciativa, idealizada e apresentada por Lauderley Marioley, vai contar com a participação do Grupo de Violeiros São Gonçalo, banda de música da Epcar e banda do José Ailton. Também estará presente o artista plástico Chico Santeiro.

A programação do aniversário da cidade também vai ter evento esportivo. No domingo (13), a  Associação dos Corredores de Rua de Barbacena (Ascorb) realizará uma corrida por vários pontos da cidade, com a largada às 9h, em frente à Câmara Municipal, e um percurso de 7,3 km.O evento tem o apoio da Prefeitura, através da Subsecretaria de Cultura, Desporto e Turismo.

Na segunda-feira (14), às 19h30, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, a Câmara Municipal promove sessão solene em comemoração ao aniversário de Barbacena. Na oportunidade, haverá entrega de medalha da Ordem do Mérito Legislativo. Entre os homenageados, por parte da Prefeitura, estão o prefeito Luis Álvaro; a vice-prefeita Angela Kilson; o secretário Municipal de Educação, Desporto e Cultura, Luiz Carlos Rocha de Paula; o subsecretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Dimas da Silva Teixeira; e o diretor administrativo e financeiro do SAS, Bruno Mota. 


Busca de Notícias