Defesa Civil apresenta balanço do primeiro semestre
Órgão ligado à Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Governo, realiza amplo trabalho de prevenção, orientação e monitoramento das regiões de Barbacena


A Defesa Civil Municipal segue realizando, de forma ininterrupta, um amplo trabalho de prevenção, orientação e monitoramento das regiões de Barbacena. O órgão, ligado à Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Governo, divulgou, nesta semana, um balanço das atividades do primeiro semestre, com dados de janeiro a julho.

No período referente, a Defesa Civil Municipal atendeu a 114 solicitações de vistorias, realizou 31 pré-vistorias e emitiu 72 laudos técnicos, acompanhados pelos engenheiros Domingos Sávio Abritta Lourenço, Luiz Otávio Campos Faustino Vieira, Romeu Wlleiam Fernandes e Rachel Tré da Conceição.

Entre as ocorrências, destacam-se infiltrações, rachaduras e trincas (9), ameaça de desabamento de muro (6), problemas com captação de água pluvial (6), erosão (4) e árvore caída ou ameaçando cair (4). Além disso, o setor realizou 16 atendimentos solicitados pelo Ministério Público.

O coordenador da Defesa Civil de Barbacena, Nilton de Souza Matos, destaca que os dados de janeiro a julho foram mais tranquilos em relação ao mesmo período de anos anteriores. 'Com o aumento dos investimentos do município, o monitoramento melhorou, permitindo uma atuação mais eficaz. Além disso, as parcerias foram estreitadas, com a Defesa Civil Municipal trabalhando mais próxima da Secretaria Municipal de Obras Públicas, SAS, Sutram, Diretoria de Meio Ambiente, Copasa, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, através da Defesa Civil Estadual'.

Barbacena também foi beneficiada, neste primeiro semestre, com a instalação de uma rede de estação hidrológica, atendida pelo Centro Meteorológico de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Instalada no Ribeirão Caieiro, a rede visa, entre outros propósitos, auxiliar na emissão de alertas, com dados em tempo real.

A Defesa Civil Municipal funciona no prédio do Angelina Ferreira, que fica na Rua Monsenhor Silvestre de Castro, 275, no bairro Funcionários. Os atendimentos no local são realizados de 12h às 18h e o telefone para contato é (32) 3693-8501. A população também pode ligar para a Guarda Municipal, através do 153, que acionará a Defesa Civil Municipal em eventual emergência.  


Busca de Notícias