Escola Municipal inaugura Sala de Recursos Multifuncionais
A função é complementar a formação do aluno por meio de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem barreiras


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura (Sedec), iniciou, nesta segunda feira (28), o Atendimento Educacional Especializado (Sala de Recursos Multifuncionais) na Escola Municipal Jovelino Jacinto Furtado, do Faria,  atendendo à proposta do Ministério da Educação de implantação da iniciativa em todas as escolas para atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais.

A Sedec conta atualmente com o atendimento em 19 escolas da rede municipal. A função da sala é complementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem barreiras para a plena participação na sociedade do aluno, desenvolvimento de sua aprendizagem e promoção de uma vida mais independente, acolhendo a diversidade ao longo do processo educativo.

O secretário municipal de Educação, Luiz Carlos Rocha de Paula, destaca que a Sedec não tem medido esforços no sentido de promover a inclusão. 'Estamos cumprindo com os nossos objetivos de oferecer uma educação cada vez mais para todos, com uma atuação efetiva em Barbacena. Entendo que é de extrema importância um serviço desta natureza'.

Os alunos atendidos na Sala de Recursos Multifuncionais são aqueles que apresentam alguma necessidade educacional especial, temporária ou permanente. Entre eles estão os alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultam o acompanhamento das atividades curriculares, os alunos com dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais, os alunos que evidenciem altas habilidades/superdotação. Também fazem parte deste grupo, os alunos que enfrentam limitações no processo de aprendizagem devido a condições, distúrbios, disfunções ou deficiências, tais como: autismo, hiperatividade, déficit de atenção, dislexia, deficiência física, paralisia cerebral e outros.


Busca de Notícias