Gestão da Saúde em Barbacena é destaque no Estado


 A Saúde em Barbacena tem se destacado em nível estadual, apresentando resultados positivos em sua gestão. Em recente avaliação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em que 18 municípios polo das Regiões Ampliadas de Saúde foram analisados, Barbacena ficou em primeiro lugar.

Os dados têm por base visita técnica realizada pela equipe de Auditoria da SES-MG para verificação do desempenho municipal nos anos 2014 a 2016, frente às responsabilidades na gestão assistencial e financeira, considerando os instrumentos de gestão municipal, como o Conselho Municipal de Saúde, os serviços de Ouvidoria, Controle, Regulação e Avaliação, o Componente Municipal de Auditoria e o Fundo Municipal de Saúde.

O objetivo do estudo foi oferecer ao Estado um diagnóstico do grau de maturidade da gestão dos municípios polo de Regiões Ampliadas de Saúde, de forma a subsidiar ações coordenadas e qualificadas, quando do investimento nestes territórios.

“Não é uma avaliação de qualidade e nem de completude, mas da organização administrativa e de uso de recursos públicos na saúde. Mostra que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesaps), que substitui o Demasp, está cumprindo sua função”, afirmou o secretário Municipal José Orleans da Costa, gestor da saúde no município desde 2013.

Veja no gráfico o desempenho dos municípios auditados


Busca de Notícias