Escola Municipal desenvolve projeto em parceria com Parque Museu Casa de Marcier
Objetivo é valorizar a cultura da comunidade local


O projeto 'A Escola e o Museu da minha comunidade/rua' está sendo desenvolvido, desde o início do ano letivo, pela Escola Municipal Jovelino Jacinto Furtado, localizada no distrito do Faria, em parceria com a equipe do Parque Museu Casa de Marcier e apoio do Serviço de Água e Saneamento (SAS), através da diretoria de Meio Ambiente e da equipe da Sala Verde. 

O objetivo do projeto é a valorização da cultura da comunidade local, com trabalho de inclusão social, resgate da tradição rural, importância da preservação do patrimônio público, prática de ações de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente, uso da criatividade aplicado à diversidade de linguagens e à interpretação das obras de arte e do espaço onde vivem os alunos e suas famílias. 

No último dia 4 de agosto, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, acompanhados por uma equipe da Escola e pela coordenadora do Parque Museu Casa de Marcier, Deliane Dani, visitaram a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e sua torre direita. Os alunos pesquisaram e desenvolveram trabalhos sobre as origens do município de Barbacena, em comemoração aos seus 226 anos, estudaram as lendas urbanas e da comunidade do Faria, no contexto do Folclore local e regional.

No dia 26 de agosto, alunos e professores mobilizaram as comunidades do Faria, Serrão e do Monte Mário reunindo suas famílias para apresentarem a conclusão de mais uma etapa desse projeto, no Parque Museu Casa de Marcier.

A apresentação foi considerada pelos responsáveis pelo projeto como 'um momento de união, magia, alegria e amor, com o resgate da história de Barbacena, contação de histórias, piquenique com as famílias e a atividade lúdica Caça ao Saci, quando os servidores, os pais e os alunos brincaram de voltar a ser crianças'.

'O objetivo maior do projeto é envolver a comunidade, valorizando e resgatando suas tradições, saberes e sabores. Os alunos viveram um momento tão mágico, que ao retornarem à escola só queriam contar sobre esse dia! Os pais aprovaram a iniciativa, pois tiveram a oportunidade de acompanhar seus filhos, vivenciando momentos tão agradáveis e felizes num local maravilhoso, onde a cultura é um convite para despertar a criatividade de cada um, para novas experiências', destacou a diretora da Escola Municipal Jovelino Jacinto Furtado, Cíntia Costa Tauvanes.


Busca de Notícias