Centenas de pessoas participam da Caminhada pela Vida
Evento foi o penúltimo do Setembro Amarelo


O movimento Setembro Amarelo, que em Barbacena é lei, realizou, na tarde desta sexta-feira (22), mais uma ação na cidade. A Caminhada pela Vida, com saída da Praça do Rosário em direção à Praça dos Andradas, atraiu centenas de pessoas, que levaram a mensagem de valorização da vida e prevenção ao suicídio. O evento conta com a realização da Prefeitura, em parceria com o 13º Departamento de Polícia Civil.

A Caminhada contou, além dos realizadores, com a participação de diversas instituições. Por parte do Município, estiveram presentes a vice-prefeita Angela Kilson, a secretária Municipal de Governo, Cacilda Araújo, o secretário Municipal de Saúde, José Orleans da Costa, e a Diretora do SAS, Marcela Zaidan, além de servidores de vários órgãos.

A vice-prefeita Angela Kilson destacou a importância da iniciativa: “Precisamos debater este tema e entender a responsabilidade de cada um. Precisamos ampliar nosso olhar para aquele que está sofrendo, precisamos saber ouvir e identificar os riscos para que consigamos reduzir os índices de suicídio, que são alarmantes'.

O secretário José Orleans da Costa salientou que é necessário chamar atenção para o problema. 'As pessoas se envergonham em falar, mas a fragilidade humana está aí. É necessário que elas saibam que existe alguém que possa apoiá-los e, por isso, é importante a união entre as várias instituições para mostrar que as pessoas podem ser ouvidas'.

O Chefe do 13º Departamento de Polícia Civil, Carlos Capristrano, faz um balanço positivo das ações até o momento realizadas no Setembro Amarelo de 2017: 'Este foi o penúltimo evento e o balanço é positivo. Tivemos sete atividades diversificadas para todos os públicos e gostos, buscando conscientizar a sociedade de que nós temos que falar sobre o suicídio, criar um olhar atento, para identificarmos e possamos realizar o encaminhamento, porque 90% dos casos são tratados'.

O evento também contou com a participação do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Belo Horizonte, que fizeram panfletagem pelas ruas, divulgando o número 141, em que voluntários oferecem apoio emocional por telefone, de forma gratuita e sigilosa, a todos que precisarem.

Na chegada da Caminhada, também teve show com Alexandre Araújo.

Setembro Amarelo termina na próxima semana - O último evento do movimento acontece na quinta-feira (28), às 14h30, no Auditório da Faculdade de Medicina, com palestra do médico Luciano Alencar da Cunha e premiação do concurso de redação. 


Busca de Notícias