Caminhada marca Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência
Data foi celebrada na manhã desta segunda-feira (25)


O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência foi celebrado na manhã desta segunda-feira (25) em Barbacena, com uma caminhada da Praça do Rosário à Praça dos Andradas, no centro da cidade.  A organização foi do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE), em parceria com a Prefeitura, através da Divisão de Apoio ao Deficiente (Dade) da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps).

A assistente social Pollyanna Dezolt, da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), falou sobre a importância da data: ''O dia de hoje é muito importante para lembrar que existe uma demanda da pessoa com deficiência, que tem um lugar, um espaço, que tem direito a tudo igual a todos. Temos que tratar a questão com muito carinho e pensar na inclusão social''.

A caminhada também contou com a presença de estudantes e pessoas ligadas ao tema. A responsável pela Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (Sedec), Vanuza Candian, disse que o evento reforça a necessidade de falar sobre o tema nas salas de aula. ''Não podemos deixar nem uma criança fora da escola por qualquer necessidade que ela tenha. A Sedec está ciente disso e buscamos, a todo momento, frisar na rede municipal para que nenhuma criança seja excluída''.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o Dia da Árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal 11.133, de 14 de julho de 2005.


Busca de Notícias