Prefeitura inaugura farmácia central para atendimento à zona rural
Local tem 123 medicamentos gratuitos disponíveis


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), inaugurou, na manhã desta terça-feira (26), uma Farmácia Básica Municipal, no Centro Administrativo Conde de Prados, para atendimento às localidades da zona rural, com 123 itens de medicamentos gratuitos disponíveis e horário diferenciado, de 10h às 16h, pensando no horário do transporte coletivo.

A Farmácia terá funcionamento de segunda a sexta-feira e vai facilitar o acesso do homem do campo ao medicamento básico, com alcance a 40 comunidades. A iniciativa teve a aprovação do prefeito Luis Álvaro, que viu um ganho para milhares de barbacenenses, conforme destaca o secretário Municipal de Saúde, José Orleans da Costa. "Barbacena é uma cidade muito grande, com uma área rural extensa. O moradores destes locais, pela distância e dificuldade de acesso, devem ter maior atenção. O governo tem um compromisso com as pessoas que mais precisam. Essa inauguração é a realização de um sonho e vai beneficiar muita gente".

Telma Faria, da localidade do Barbosa, vai ser uma das beneficiadas. "A gente que mora na roça tem dificuldade com horário de ônibus, então aqui ficou mais perto para nós. É sinal de que estão lembrando do homem do campo".

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Márcio José da Silva, agradeceu pelo atendimento à demanda. "Ficou muito bom, tendo em vista que 99% dos ônibus das comunidades rurais convergem aqui. Essa iniciativa facilita a permanência das famílias no campo".

O morador, para obter o remédio, deve apresentar receita médica, documento de identidade e cartão SUS. A Farmácia Básica Municipal conta com a coordenação de Leila Miranda, Sandra Miranda como farmacêutica e atendimento de Rafael Fernandes.

Veja a lista das comunidades que serão atendidas (lembrando que os distritos de Senhora das Dores, Pinheiro Grosso e Correia de Almeida têm farmácias para atender aos distritos próximos):

Argola
Bananal
Barbosa
Campestre I
Campestre II
Carapinas
Caxambu
Cidade Verde
Colônia Rodrigo Silva
Conquista
Costas
Estiva
Faria
Galego
Graminha
Grota da Pedra
Invejosa
Jacob
José Luiz
Loschi
Margaridas
Moraes
Padre Brito
Palmital
Patrimônio
Pedra
Pombal
Ponte do Cosme
Ponto Chic
Quilombola
Quintas da Mantiqueira
Roman
Rosa Park
São João Batista
Serrão
Sete Fogões
Torres
Vargem Grande
Várzea dos Cochos
Violetes


Busca de Notícias