Guarda Municipal de Barbacena completa 21 anos
Órgão preparou uma programação variada para celebrar o aniversário


A Guarda Municipal de Barbacena completou, no último dia 16 de setembro, 21 anos. O órgão preparou uma programação variada para celebrar a data, incluindo torneio amistoso, corrida, palestra e celebração eucarística, com início nesta quinta-feira (28) e encerramento no domingo (1º).

As comemorações começam com a palestra do Chefe da Delegacia de Polícia Federal de Juiz de Fora, o barbacenense Ronaldo Guilherme Campos, nesta quinta-feira (28), às 14h, na sede da Guarda Municipal. Na sexta-feira (29), às 18h, haverá celebração eucarística, no Ginásio Poliesportivo da instituição, para os guardas e a comunidade. 

O esporte também marca o aniversário. No sábado (30), acontece, na sede, a partir das 8h, um torneio amistoso, com a participação da Guarda, Corpo de Bombeiros, Sutram, Polícia Civil, 9º batalhão de Polícia Militar, Agentes Penitenciários, Serviço de Água e Saneamento (SAS) e porteiros da Prefeitura. Já no domingo (1º), encerrando a programação, tem a corrida do 21º Aniversário da Guarda Municipal de Barbacena,  com largada às 9h na sede da Guarda e percurso de 7,7 km. 

Sobre o órgão - Com a missão de proteger o cidadão, bens, serviços e instalações públicas municipais, garantir sua integridade e seu bom funcionamento, com base na proteção aos direitos humanos e no exercício da cidadania, a Guarda,  instituída pela Lei Municipal 3.152/95 e regulamentada pelo Decreto 4.022/96, teve a sua competência ampliada com a Lei Federal 13.022/14 e  hoje faz parte do contexto como órgão de segurança pública.

Através do Grupamento Especial de Ações Preventivas (GEAP), composto pelas Equipes ROMU, Ronda Escolar e Canil, a Guarda Municipal atua em patrulhamento de forma preventiva, no âmbito de suas atribuições e em parceria com os outros órgãos de defesa social, podendo ser acionada 24 horas pelo telefone 153.

Contando com o moderno e estruturado Centro Operacional e Administrativo Expedicionário Álvaro Jabur, no bairro Valentim Prenassi, no antigo Oratório Salesiano, a corporação também contribui de forma efetiva com a responsabilidade social, através do Projeto Esporte e Cidadania, coordenado pela Equipe Ronda Escolar, atendendo a mais de 100 crianças e adolescentes, e também com o Grupo de Escoteiros do Ar Guardião da Mantiqueira nº 160, coordenado pelo setor de Relações Públicas da Guarda e uma equipe de Chefes Assistentes, acolhendo semanalmente cerca de 80 participantes, entre crianças, adolescentes e adultos. Em ambos os projetos, os jovens trabalham e desenvolvem aspectos como disciplina, companheirismo, entretenimento, vida saudável, espírito de equipe, responsabilidade cidadã, ética, moral e patriotismo.

A Guarda Municipal de Barbacena tem atualmente, como comandante, Itamar José de Souza Júnior, e, como subcomandante, Newton Gonçalves Nézio, ambos servidores de carreira da própria instituição. ''O comando agradece todo o efetivo pelo empenho, dedicação e profissionalismo no desempenho de suas atividades e também a administração municipal, em especial o prefeito Luis Álvaro, pelo apoio''. 


Busca de Notícias