1º Diagnóstico das Populações Negras e Indígenas de Barbacena é apresentado
2.055 residências foram visitadas e 3.060 pessoas diretas entrevistadas


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), e o Instituto Cultural Primeiro Quilombo apresentaram, na manhã desta quinta-feira (28), no auditório do Instituto Federal Sudeste de Minas - Campus Barbacena, o 1º Diagnóstico das Populações Negras e Indígenas de Barbacena.

O evento contou com a presença da vice-prefeita Angela Kilson, do secretário Municipal de Educação, Desporto e Cultura, Luiz Carlos Rocha de Paula, da Assessora Institucional de Gabinete, Malu Silva, e apresentação do secretário Municipal de Saúde e Programas Sociais, José Orleans da Costa, destacando a metodologia de pesquisa, e do presidente do Instituto Cultural Primeiro Quilombo, o antropólogo Angelo Satyro, falando sobre os resultados.

O diagnóstico apresenta dados sobre 20 bairros e seis distritos de Barbacena, onde 20 agentes de campo visitaram 2.055 residências e entrevistaram 3.060 pessoas diretas, buscando identificar, quantificar e qualificar os negros e indígenas do município e suas condições de moradia, trabalho, saúde, educação, emprego e renda. Foi um projeto inédito, visando a melhoria das condições de vida das populações estudadas.

A vice-prefeita Angela Kilson destacou que a realização da pesquisa é histórica. ''Os resultados do diagnóstico em muito vão ajudar na proposições de políticas públicas municipais voltadas ao menos favorecidos economicamente, rumo a uma Barbacena mais igualitária''.

O secretário Municipal de Saúde e Programas Sociais, José Orleans da Costa, apresentou informações sobre como a pesquisa foi feita. ''Foi um trabalho realizado com método científico, com uma boa amostragem, de 3.060 moradores, buscando verificar a situação social e econômica da população nas áreas analisadas''.

Em seguida, o antropólogo Angelo Satyro abordou os dados coletados e, à tarde, houve formação e apresentação de grupos de trabalho, com base nos dados, e seguindo quatro eixos temáticos: 1) Programa Geração de Emprego e Renda; 2) Programa Moradia; 3) Programa Educação; e 4) Programa Saúde.


Busca de Notícias