11ª Primavera dos Museus movimenta centenas de estudantes
Atividades foram realizadas no Parque Museu Casa de Marcier


Barbacena foi uma das 417 cidades, de 25 Estados e Distrito Federal, na 11ª Primavera dos Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), de 18 a 24 de setembro, com o tema ''Museus e suas Memórias''. Nesta edição, 932 instituições culturais promoveram cerca de 2.500 atividades. Barbacena foi representada pelo Parque Museu Casa de Marcier, que desenvolveu 44 atividades, a maior programação dentre as instituições museais em Minas Gerais.

Na abertura do evento em Barbacena, além de palestras ligadas à história e às obras do pintor Emeric Marcier, alunos e professores puderam conhecer um pouco mais sobre a criação dos quatro museus da cidade.

Na sequência da programação, houve o ''Encontro das Gerações'', no salão principal do Museu, com alunos do Núcleo de Formação Integral São Miguel Arcanjo e da Escola Estadual Bias Fortes, com idades entre 3 e 10 anos, participando de homenagem às professoras Maria da Conceição Abrantes Campos (Dona Sãozinha) e Maria Leite de Castro Coutinho (Dona Totoca); ao historiador e coordenador do Museu Municipal, Jorge Arnaldo do Nascimento e à empresária Maria da Glória Bittar de Castro Pereira (Gogóia).

A vice-prefeita Angela Kilson participou ativamente das atividades da semana educativo-cultural, inclusive realizando o plantio de mudas de ipês amarelos, junto aos alunos do Colégio São Francisco de Assis. ''Com muita alegria, novamente participamos das ações que a Equipe do Parque Museu Casa de Marcier, promove junto aos estudantes da cidade. O trabalho do resgate e da preservação da memória e história de ilustres barbacenenses e de nossos museus constitui importante contribuição para o capital cultural dos alunos e professores. Precisamos estimular o hábito das visitas aos Museus”, disse Angela Kilson.

O encerramento da semana de atividades foi realizado pela coordenadora do Museu, Deliane Dani, acompanhada da Equipe do Parque Museu Casa de Marcier e pela secretária municipal de Governo, Cacilda Araújo. Para a realização das atividades, o Parque Museu Casa de Marcier trabalhou em parceria com a Guarda Municipal e Serviço de Água e Saneamento (SAS).

Alunos e professores de nove escolas que participam do Projeto Roda Viva dos Museus apresentaram os primeiros resultados dos estudos sobre a obra e vida do pintor Emeric Marcier, através de Exposições de Arte, Pintura, Desenhos, Oficina de Pintura, Pesquisas, Documentário e Teatro. São elas: Centro de Educação Infantil Criança e Cia; Escola Estadual Adelaide Bias Fortes; Escola Estadual Professor Soares Ferreira; Escola Municipal Embaixador Martim Francisco; Escola Municipal José Felipe Sad; Escola Municipal José Moreira dos Santos; Escola Municipal Jovelino Jacinto Furtado; Instituto Maria Imaculada; Núcleo de Formação Integral São Miguel Arcanjo.


Busca de Notícias