49ª Festa das Rosas marca o resgate do evento mais tradicional de Barbacena


Barbacena foi palco, dos dias 11 a 15 de outubro, da Festa das Rosas e Flores. O evento, neste ano, chegou à 49ª edição e foi marcado pelo resgate da tradição, contando com uma extensa programação no Parque de Exposições, com shows gratuitos, Santa Missa, stands, carros ornamentados, comercialização de mudas, artesanato e desfile. 

A festa começou no Franato's, com a eleição da Rainha das Rosas na quarta-feira (11), com a barbacenense Nádia Campos, de 21 anos, recebendo o título, e do Broto e Brotinho, na quinta (12), com Laura Neves Gonçalves de Paiva, de 10 anos, e Sophia Marinho de Souza, de 4 anos, sendo as escolhidas.  

O movimento no Parque teve início no dia 12, sendo aberto com uma Santa Missa, celebrada pelo Pároco da Paróquia de São Pio X, padre D'Artagnan de Almeida Barcelos. Centenas de fiéis estiveram presentes.

Os shows começaram também na quinta-feira, contando com a participação de atrações de renome nacional, estadual e regional. Eros Biondini e Oba Oba Samba House foram as primeiras atrações. Também participaram João Victor e Emmanuel, Pedro Henrique e Rafael, Dani Tavares, Rick e Giovani, Alexandre Araújo e Banda, Felipe e Cristiano e, encerrando, Rodrigo Dias e Juliano. 

A 49ª Festa das Rosas também foi marcada pelo retorno do desfile da Rainha, Princesas, Brotos e Brotinhos ao centro da cidade. Elas abrilhantaram a Rua XV de Novembro pela manhã e início da tarde de sábado (14), distribuindo rosas aos barbacenses e turistas. O cortejo contou com um belo carro alegórico. Foram recebidas pelo prefeito Luis Álvaro em frente ao Edifício Bianchetti.

No final de semana, ainda aconteceram provas esportivas do Mangalarga Marchador, promovida pelo Nucave, contando com 69 conjuntos de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, valendo pontos para o ranking nacional. 

A cerimônia de encerramento foi realizada no domingo, na presença de diversas autoridades. Houve a coroação da Rainha, Broto e Brotinho e premiações. Elas chegaram nos carros ornamentados de rosas e depois desfilaram em uma passarela especialmente montada. O trator vencedor foi o da Chácara das Margaridas e o stand que ficou em primeiro lugar foi o da Chácara Santos Júnior.

O prefeito de Barbacena, Luis Álvaro, presente em todos os dias de evento, destacou: ''Estamos em busca do resgate de uma identidade perdida. Barbacena é uma das maiores produtoras de rosas do país e ganha visibilidade através desta festa, a maior e mais bonita do nosso calendário turístico. Temos que agradecer aos nossos parceiros, à comissão organizadora e ao público presente, que tornaram tudo isso possível''.

A 49ª edição da Festa das Rosas e Flores contou com o apoio de vários parceiros, com destaque para o Núcleo Campos das Vertentes do Mangalarga Marchador (Nucave), União Comunitária de Barbacena (UCB), Rotary Monte Mário, Lions Clube e CDL.


Busca de Notícias