Município e CDL instalam escultura de rosas próxima ao Pontilhão


A Prefeitura de Barbacena e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria, entregaram ao município, na última semana, uma escultura de rosas com cerca de quatro metros próxima ao Pontilhão, um dos cartões postais da cidade, fazendo referência à tradicional produção da flor. 

A colocação da escultura de rosas, executada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), também é fruto de parceria com o artista Fernando Alves, da Fernando Ferro Artes, que criou a arte e participou da instalação. 

A arte também está relacionada à realização da Festa das Rosas e Flores, que terminou domingo (15), e ao Outubro Rosa, que traz a flor como um dos símbolos.

Barbacena e as rosas - Citada como clima perfeito para a floricultura e a fruticultura em relatos de Saint Hilaire e Richard Francis Burton, os jardins e pomares de Barbacena ganharam notas elogiosas. Porém, vai ser a partir das décadas de 60 e 70 que a atividade ganhou impulso com maior escala de produção e exportação. Uma empresa multinacional assumiu o segmento, mas não se manteve por muito tempo no mercado. Os pequenos e médios produtores da cidade e distritos é que mantiveram o título de “Cidade das rosas”. No final dos anos 60, o Parque de Exposições passou a abrigar grandes feiras agropecuárias e a Festa das Rosas, que ajudou a consolidar o título da cidade. 


Busca de Notícias