Festa das Rosas 2017: Evento reúne negócios, beleza, turismo e lazer


Barbacena vivenciou, durante cinco dias, o resgate de seu evento mais tradicional: a Festa das Rosas e Flores. A 49ª edição, realizada de 11 a 15 de outubro, com atividades no Parque de Exposições, centro da cidade, e Franato's, onde aconteceu o tradicional baile, movimentou diversos segmentos do município: o comércio, a rede hoteleira, setores de moda e beleza, bares e restaurantes e, sobretudo, a produção de rosas e flores locais.

Barbacena é responsável, segundo estimativa, por 36% da produção em todo o país. 90 mil dúzias das rosas e 100 mil dúzias de flores diversas chegam ao mercado todo os meses. São 46 floricultores e mil empregos diretos e dois mil indiretos gerados. O montante mensal é na ordem de R$ 1,5 milhão.

O resgate da festa, destacado pelo prefeito Luis Álvaro, é um objetivo da sua gestão. “Através do evento, a produção local ganha visibilidade, os produtores aumentam suas vendas, nosso turismo é revigorado, mais empregos para a população e a nossa economia é beneficiada”.

As rosas estiveram embelezando todos os momentos da festa: do baile, que foi a primeira atividade, ao encerramento, com a coroação da Rainha, Broto, Brotinho e premiações. Também houve comercialização de mudas, com um pavilhão inteiro reservado à atividade, no Parque de Exposições.

As premiações foram em duas categorias: Melhor Stand e Melhor Carro Ornamentado. O Melhor Stand foi o de número 5, de Ana Paula Alves, da Chácara Santos Junior. Os outros colocados, na ordem, foram: Stand 6 (Jair Marciano), Stand 4 (José de Andrade, da Chácara São José), Stand 3 (Marilda Acerbi, do Sítio Acerbi), Stand 9 (Valdir Viol, da Chácara Santa Margarida), Stand 8 (Mário Raimundo, do Sítio Candeias), Stand 1 (Sheila Loschi), Stand 2 (Thiago Loschi) e Stand 7 (Mercaflores).

Já o Melhor Carro ornamentado foi o 2, de Valdir Viol. Em seguida, vieram: Getúlio Viol, em segundo e terceiro lugar, com os Carros 4 e 5, Mercaflores, com o Carro 1, Marilda Acerbi, com o Carro 3, e Jair Marciano, com o Carro 6.

Mais novidades virão em 2018, segundo a Comissão Organizadora. Na Festa das Rosas de Ouro, comemorando 50 anos desde a primeira edição, a expectativa é também ampliar a estrutura do evento. O prefeito Luis Álvaro garantiu apoio integral ao meio século da festa e destacou que o Município vai trabalhar para que Barbacena possa ocupar uma fatia ainda maior na produção nacional de rosas.  


Busca de Notícias