Programa Criança Feliz é desenvolvido em Barbacena
Iniciativa integra as ações voltadas para a primeira infância


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), implantou, neste ano, o programa Criança Feliz, do Governo Federal, como parte das ações voltadas para primeira infância, promovendo visitas, orientando as famílias a respeito das questões relacionadas à proteção, estímulo e garantia de saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das crianças e gestantes envolvidas.

Barbacena foi uma das primeiras cidades do país a aderir à iniciativa, com incentivo do prefeito Luis Álvaro. Os últimos dados apontam que foram realizadas, desde junho, 1101 visitas em 125 famílias, com 170 crianças participantes atualmente, numa meta de 200, através dos Cras São Pedro e Nova Cidade.

Segundo o secretário Municipal de Saúde e Programas Sociais, José Orleans da Costa, a cidade aderiu ao programa desde o início por compreender o seu alcance. ''É um programa estruturador do Governo Federal, talvez um dos poucos que pode receber esta denominação, na nossa avaliação, além da área econômica e educação''.

Mais sobre o programa - O foco é a primeira infância, com crianças de 0 a 6 anos (sobretudo até 3 anos), cuja finalidade é visitar, em todo país, mil cidades até dezembro deste ano, buscando fortalecer os vínculos familiares dos pequenos e, com isso, contribuir para a redução da desigualdade. ''O estabelecimento de vínculos tem demonstrado, no mundo inteiro, que ajuda as crianças a se preparar para a vida escolar e a fase adulta, com emprego e renda melhor'', afirmou o secretário. As avaliações mostram que, para cada dólar investido na primeira infância, há uma economia de 7 dólares para a sociedade. 


Busca de Notícias