Feira Agroecológica no centro garante produtos sem agrotóxico
Iniciativa acontece todas as quintas-feiras, de 7h às 12h.


Barbacena agora conta com uma novidade no centro da cidade: é a Feira Agroecológica. Toda quinta-feira, diversos alimentos sem agrotóxico, entre frutas, hortaliças e outras variedades de quitandas, produzidos na região, são disponibilizados para a população a preços justos, direto de quem planta. O espaço fica na Avenida Bias Fortes, 187 (ao lado da Kasakent), e foi aberto no último dia 19 de outubro, com funcionamento de 7h às 12h.

A feira é resultado do Projeto Agroecologia, Homeopatia, Saúde e Segurança no Campo, fruto de parceria entre a Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps) e o Cerest, com a Associação Regional da Agricultura Familiar (Aliar).

42 famílias são atendidas pela iniciativa, desenvolvida desde 2014, em 11 cidades da região. Os produtores recebem toda a metodologia necessária para os seus negócios. ''Com alimentos diferenciados, sem agrotóxico, verificou-se a necessidade de escoar a produção, então a feira foi criada'', destacou o coordenador Anderson Luiz Carvalho Inocêncio. Para o trabalho, foi montada a Rede Trem Natural, com o objetivo de divulgar os produtos de forma mais ampla.

A produtora rural do distrito de Senhora das Dores, Ana Lúcia, que está comercializando verduras e legumes, disse que o projeto mudou a realidade de sua produção. ''Nós mexíamos muito com agrotóxico. Há três anos, deixamos de lado e agora trabalhamos com agroecologia e homeopatia. Até as vacas que criamos são tratadas desta forma. A feirinha é uma bênção, porque dá a oportunidade de apresentar o nosso trabalho''.

A intenção, segundo o secretário Municipal de Saúde e Programas Sociais, José Orleans da Costa, é que a iniciativa seja ampliada. ''Queremos mais dois espaços para que o agricultor possa colocar o seu produto à disposição. Estamos apostando nesta mudança de conceito, do produtor que usa agrotóxico fazer a transição para o que não tenha, expandindo a rede. Alimentação de qualidade também é saúde''.

Próxima Feira - Em função do feriado do Dia de Finados, a próxima Feira será antecipada para quarta (1º), no horário de sempre.


Busca de Notícias