Prefeitura continua cadastrando idosos do BPC no Cadastro Único


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), reforça que as pessoas idosas contempladas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem procurar o setor do Bolsa Família até o dia 31 de dezembro para realizarem o Cadastro Único (CadÚnico). O Município alerta que, sem a inclusão no serviço, os beneficiários terão o auxílio cortado.

Em Barbacena, 471 pessoas idosas são beneficiárias e nenhuma delas fez o cadastramento até o mês de setembro.

O setor de Bolsa Família, da Subsecretaria de Programas Sociais, fica na Praça Conde de Prados, s/n, no centro da cidade.

O Beneficio de Prestação Continuada (BPC) garante um salário mínimo para idosos que não tem direito a aposentadoria por falta de contribuição; trabalhadores rurais que nunca contribuíram com o INSS e tem mais de 65 anos; e pessoas com deficiência incapacitante moderada ou grave com renda per capita familiar de até 1/4 do salário mínimo.

O CadÚnico é um sistema de informação do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário necessário para gerar o Número de Inscrição Social (NIS). É por meio do NIS que os usuários podem se inserir nos programas sociais oferecidos pelo Governo como, por exemplo, Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o BPC.


Busca de Notícias