Guarda Municipal recebe treinamento sobre adestramento de cães


Servidores da Guarda Municipal participaram, no último sábado (11), durante todo o dia, na sede da instituição municipal, de mais um curso relacionado ao adestramento de alto nível. Os especialistas Pablo Ruiz e Marcio Cerqueira, representantes do Brasil nos campeonatos mundiais em 2017, foram os responsáveis pelo treinamento.

Ambos são praticantes de IPO (Internationale Prüfung Ordnung), que, em português, quer dizer Regulamento de Prova Internacional, um esporte que exige tanto do condutor quanto do cão, em que são avaliados faro, obediência e proteção.

Segundo o Guarda Municipal Rogério Otaviano, que também é adestrador, ''o treinamento, com foco na prática, foi uma oportunidade para que os especialistas apresentassem novas técnicas aos servidores. A qualificação visa a prestação de um serviço de excelência à população barbacenense''.

''O comando, junto aos demais integrantes da Guarda Municipal, vem formando parcerias com outros órgãos para aprimorar as atividades operacionais. O grupamento especial de cães da guarda integra este contexto. Temos animais bem treinados, de boa linhagem, e que estão condicionados para que sejam desenvolvidas as nossas ações'', disse o comandante Itamar José de Souza Júnior.

O canil da Guarda Municipal de Barbacena conta atualmente com cinco animais, sendo um pastor alemão de faro, uma bordercollie de apresentação e outros três pastores alemães de proteção e abordagem, que trabalham sob o comando de seis guardas municipais. 


Busca de Notícias