Saúde realiza segundo dia de mobilização especial contra febre amarela no domingo


A intensificação da vacinação contra a febre amarela continua em Barbacena até o dia 30 de novembro. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município realizam a imunização da população. O segundo dia de mobilização especial foi neste domingo (19), de 8h às 12h, para facilitar o acesso da população que trabalha no horário de funcionamento das unidades.

Apenas em 2017, de janeiro até agora, segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), mais de 23 mil doses foram aplicadas na população. Mais que o dobro de 2016, em que oito mil pessoas foram vacinadas.

"No ano passado, não havia risco de epidemia, as pessoas relaxaram e não procuraram se vacinar. Com o aparecimento da doença neste ano, estão se cuidando. Nunca faltou vacina e ainda tem gente que precisa receber a dose. Febre amarela é doença grave e o remédio é a vacinação", afirmou o secretário Municipal de Saúde e Programas Sociais, José Orleans da Costa.

De acordo com o Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC), numa amostra de 1698 pessoas de Barbacena, 94% receberam a vacina. 

Sobre a iniciativa - A campanha de intensificação da vacinação teve início no dia 6 de novembro. O primeiro dia de mobilização especial foi no dia 11 (sábado). A iniciativa da Prefeitura, através da Sesaps, inserida no Programa Nacional de Imunização (PNI), é em função de notificação em período recente da ocorrência de epizootias em primatas não humanos, associada a casos humanos e mortes com suspeita de febre amarela em outros municípios mineiros, inclusive próximos a Barbacena. Outra razão é promover a prevenção contra a doença infecciosa febril aguda, causada por vírus e transmitida por mosquitos em áreas urbanas, por meio do Aedes aegypti (o mesmo da dengue). ou silvestres, através do mosquito Haemagogus. 


Busca de Notícias