Barbacena realiza Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico


Barbacena realiza, no dia 16 de dezembro (sábado), de 9h às 13h, na Praça dos Andradas, a Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico, com o objetivo de destinar corretamente cada um dos equipamentos. A iniciativa é da Prefeitura de Barbacena, empresa Net Rosas e e-Ambiental.

Na oportunidade, serão coletados calculadoras, brinquedos, videogames, celulares, carregadores, equipamentos de informática, vídeo cassete e DVD, TVs, monitores de computador, MP3 e MP4, GPS, entre outros. O recolhimento não tem custo.

A importância do descarte correto - De acordo com o Programa para o Meio Ambiente da ONU (Pnuma), em todo o mundo, a quantidade de lixo eletrônico descartado neste ano deve chegar a 50 milhões de toneladas. Um recente relatório divulgado pela ONU aponta que entre 60% e 90% dos resíduos eletrônicos de todo o mundo são comercializados ilegalmente ou ou jogados de forma incorreta no lixo, ocasionando graves problemas ambientais e sanitários.

O descarte incorreto do lixo eletrônico pode trazer consequências desastrosas ao meio ambiente e também a saúde da população mundial. Esse tipo de lixo traz em sua composição diversos tipos de materiais nocivos ao meio ambiente e também à saúde humana, como o cádmio, que causa problemas gastrointestinais e respiratórios; o chumbo, que atinge o sistema nervoso, medula óssea e os rins; e o mercúrio, que se concentra em diversas partes do corpo, causando vários problemas de saúde.


Busca de Notícias