Campanha recolhe cerca de 11 toneladas de lixo eletrônico


Barbacena recebeu, no sábado (16), a 1ª Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico, na Praça dos Andradas, buscando destinar corretamente os materiais acumulados, em uma iniciativa da Prefeitura de Barbacena, empresa Net Rosas e e-Ambiental. A população participou ativamente da iniciativa e a coleta chegou a cerca de 11 toneladas, entre computadores, TVs, telefones, celulares, jogos, entre outros.  

O recolhimento foi sem custos. Centenas de pessoas passaram pelo local durante todo o evento. Esta foi a primeira grande ação realizada no município para que a população descarte corretamente os lixos eletrônicos guardados em casa. A previsão é de que, em 2018, a iniciativa aconteça em, pelo menos, mais três oportunidades. 

Descarte correto - De acordo com o Programa para o Meio Ambiente da ONU (Pnuma), em todo o mundo, a quantidade de lixo eletrônico descartado neste ano deve chegar a 50 milhões de toneladas. Um recente relatório divulgado pela ONU aponta que entre 60% e 90% dos resíduos eletrônicos de todo o mundo são comercializados ilegalmente ou ou jogados de forma incorreta no lixo, ocasionando graves problemas ambientais e sanitários.


Busca de Notícias