Comunidade, Prefeitura e Polícia Militar inauguram base do Setor 1 da PM


A comunidade local, com o envolvimento de moradores, empresas e instituições, a Prefeitura de Barbacena e a Polícia Militar inauguraram, nesta quarta-feira (20), a Base do Setor 1 de Policiamento, na Praça dos Andradas, que também passou por uma série de melhorias. A solenidade teve a presença de diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas e foi antecedida por uma Santa Missa no Santuário da Piedade.

Representantes do Município, empresários e moradores foram homenageados na ocasião. Esta foi a terceira base instalada apenas em 2017: a primeira foi na Praça da Rua Bahia, em março, a segunda na Penha, em setembro, e agora a terceira, no centro da cidade, fechando o ciclo de atendimento às quatro regiões de Barbacena, já que, em 2016, o Setor 2, no Santo Antônio, foi reinaugurado.

A nova base fica em ponto estratégico, atrás do Ouro Verde. O projeto foi doado pelo arquiteto Guto Costa e, entre suas características, está a visão em 360º. A Guarda Municipal também fará uso do local, com o objetivo de fortalecer a segurança na região.

A praça passou por amplas melhorias, inclusive em aspectos paisagísticos e arquitetônicos, limpeza e poda de árvores. Também houve colocação de lixeiras, pintura e outras novidades, como uma escada, instalada entre a fonte luminosa e a parte central da praça. Os trabalhos de revitalização continuarão, com mais melhorias em todo local nos próximos meses.

O prefeito Luis Álvaro agradeceu a todos os segmentos envolvidos na concretização de mais uma base de Setor. ''Graças às parcerias, conseguimos realizar este projeto. É uma demonstração de que, quando se quer, faz. Barbacena já é considerada uma das cidades mais seguras de Minas Gerais. A nova base fortalece a atuação da PM, que terá, como parceira, a nossa Guarda Municipal''.

O  comandante da 13ª da Polícia Militar, coronel PM Jesus Milagres, destacou que, em 2011, a semente foi plantada em Barbacena. ''Demorou um pouco, mas hoje colhemos, graças à parceria incondicional da Prefeitura, do Poder Legislativo, das pessoas e instituições que acreditaram. Isso é fruto de um projeto de Polícia Comunitária, em que levamos para as pessoas uma referência da nossa atividade''.

Após a inauguração, houve a chegada do Papai Noel, que recebeu as crianças na base do Setor, e, em seguida, o Auto de Natal, uma promoção da Subsecretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, com a participação de alunos do Conservatório Municipal Heitor Villa-Lobos, Museu Georges Bernanos e Banda de Música do 9º Batalhão.


Busca de Notícias