Saúde realiza seminário sobre atenção primária


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Programas Sociais (Sesaps), realizou, na manhã desta quinta-feira (21), no Centro Ambulatorial Dr. Agostinho Paolucci, um seminário sobre atenção primária, com apresentações do diagnóstico da área no município, planos e mudanças para 2018.

Com o tema ''Repensando e refazendo a atenção primária na saúde de Barbacena'', o seminário foi aberto pelo Secretário Municipal de Saúde e Programas Sociais, José Orleans da Costa, que apresentou um panorama da saúde no município, e, logo seguida, foram realizadas apresentações por responsáveis pelos setores, sob coordenação da Subsecretária de Promoções e Ações na Saúde, Ana Lúcia dos Santos.

Segundo José Orleans da Costa, a atenção primária é a porta de entrada do sistema de saúde. "Para isso, ela precisa se organizar melhor diante da situação econômica do Governo Federal e do Estado. Buscamos mostrar todos os dados, o tamanho do nosso atendimento na cidade e na região, onde somos referência, com uma grande quantidade de serviços".

Os temas apresentados foram: Recursos Humanos, pela subsecretária Queila Cristina Souza; Atenção Primária/ESF, pela coordenadora Prisciliani Miranda; Nasf/Consultório na Rua/Melhor em Casa, pelo coordenador Luciano Chartone; Saúde Bucal, por Hilda Nalon; Vigilância em Saúde, pelo coordenador Maurício Becho; Vigilância Epidemiológica e Sanitária, pelo gerente Gilberto Cardoso; Cerest, pela gerente Kennya Azevedo; Centro de Especialidades Multiprofissional, pelo coordenador Sérgio Abalém; Centro Ambulatorial, pela gerente Sônia Santiago; Laboratório Municipal, pela coordenadora Marcela Fonseca; Saúde Mental, pela gerente do CAPS TM, Regina Monteiro, e pelo gerente do CAPS AD, Enoque Siqueira; Assistência Farmacêutica, pela coordenadora Leila Carvalho; Regulação e Planejamento Assistencial, pela subsecretária Tatiane Puiati; Serviço de Logística, pelo coordenador Elyancarlos Campos; Ouvidoria, pela gerente Maria Angélica Viana; e Conselho Municipal de Saúde, por Carmen Werneck.

Na oportunidade, também foi montado um grupo de trabalho, em preparação para um seminário, que será realizado em fevereiro, em que será feito o planejamento das ações de 2018 até 2020.


Busca de Notícias