Sutram promove capacitação para monitores de transporte escolar na próxima semana


A Prefeitura de Barbacena, através da Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (Sutram), promove, no próximo dia 30 de janeiro (terça-feira), de 7h às 17h30, na Escola Estadual Pio XI, o curso gratuito de capacitação para monitores de transporte escolar, com o intuito de garantir mais segurança aos estudantes, seguindo orientações do Ministério da Educação e do Contram. As inscrições serão realizadas no local e haverá entrega de certificado. 

Os monitores têm como principal função cuidar dos alunos durante todo o trajeto percorrido, auxiliar no embarque e desembarque, evitando tumulto, empurrões e quedas, além de manter a ordem e disciplina no interior do veículo, proporcionando segurança a todos.

Dentre todos os tipos de acidentes, o trânsito é a principal causa de mortes de crianças e adolescentes até 14 anos. São cerca de 1800 vítimas fatais e 15 mil hospitalizações anualmente, segundo dados do Datasus, do Ministério da Saúde. Nas situações em que a criança está no trânsito, ela é mais vulnerável em relação ao adulto por uma série de fatores. Portanto, a presença dos monitores pode ser fundamental para auxiliar na redução do número de mortes e lesões.

A Escola Estadual Pio XI fica na Rua Vigário Brito, 24, no centro de Barbacena.


Busca de Notícias