Município promove Semana da Água 2018 com foco na conscientização do consumo e ações socioambientais


A Prefeitura de Barbacena, através do Serviço de Água e Saneamento (SAS), desenvolveu, no período de 19 a 24 março, a Semana da Água, que teve extensa programação, ligada ao PAC, com atividades socioambientais, educativas, ação social e corrida rústica em comemoração aos 45 anos da autarquia. O tema, neste ano, foi “Água bem utilizada é vida preservada”.

Segundo a Diretora de Meio Ambiente do SAS, Rachel Tré, “as atividades socioambientais desenvolvidas nos eventos da Semana da Água 2018 fazem parte do cronograma anual do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para as obras das Estações de Tratamento de Efluentes (esgoto) - ETEs. Essas ações são de extrema relevância, não apenas na esfera educacional e de conscientização, mas também para o recebimento de recursos do Governo Federal, para o Município investir em saneamento básico em benefício da população”.

O evento contou com o apoio das equipes da 13ª Região da Polícia Militar, 9º Batalhão da PMMG, 13ª Cia. Ind. MAT, Guarda Civil Municipal, Copasa, da Cemig, Sesaps, Sedec, da Sutram, da Funjob, Grupo 160 Escoteiro do Ar Guardião da Mantiqueira e de 18 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, com a participação direta de 1564 alunos.

Durante a semana, as Escolas Municipais Lions, Padre Sinfrônio de Castro e Sebastião Francisco do Vale receberam a equipe da Diretoria do Meio Ambiente do SAS para o desenvolvimento de atividades educativo-ambientais, em que o tema central de discussão foi o consumo consciente da água, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida para a atual e as futuras gerações.

Na terça-feira (20), os alunos do Centro Educacional Arca de Noé participaram de visita guiada pelos servidores da ETA (Estação de Tratamento de Água) do SAS. O grupo de alunos e professoras acompanhou todas as etapas do tratamento da água.

No Dia Mundial da Água (22), aconteceu a passeata denominada “O Desfile das Águas”, com a história do ciclo da água narrada através da contação de histórias pela professora Fernanda Barbosa. 995 alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino participaram da passeata, que este ano teve nova formatação, apresentando um teatro em movimento, no centro da cidade.

O encerramento da Semana da Água 2018 aconteceu no último sábado (24), com a Ação Social promovida na Praça dos Andradas e a Corrida Rústica realizada em comemoração aos 45 anos da autarquia.

Sobre a data - O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar a população sobre a importância da preservação da água e dos ecossistemas do planeta. Essa data é destinada à discussão do relevante tema para o consumo consciente do precioso bem.

Segundo o IBGE, mais de 70% dos municípios do Brasil não têm política de saneamento, 48,7% não fiscalizam qualidade da água e, um ano e meio após o vencimento do prazo para entrega dos planos municipais de saneamento básico, apenas 11% das 853 cidades mineiras dispunham do estudo, exigido pela Lei 11.445/07.

Em meio a um cenário de desafios, o Município de Barbacena está à frente dessa realidade e, em alinhamento com o seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que foi elaborado, aprovado pelo legislativo e contempla também a coleta e tratamento de esgoto no município, segue na vanguarda, planejando e organizando-se no pleito de recursos federais, já tendo iniciado as obras das ETEs do Galego e do Retiro das Rosas. Essas obras representam um avanço significativo na construção de instrumentos de gestão no que tange ao abastecimento público, drenagem das águas superficiais, coleta canalizada e tratamento de esgoto/efluentes. 

 

*fotos da corrida rústica gentilmente cedidas pelo Jornal Expresso


Busca de Notícias