2º Festival da Cultura Indígena Puri marca resgate da história dos primeiros habitantes de Barbacena


Barbacena promoveu, nos dias 19,20 e 22 de abril, a 2ª edição do Festival da Cultura Indígena Puri, que contou com extensa programação. O evento, voltado para o resgate da história e valores da etnia, foi realizado pela Associação Remanescente dos Índios Puris de Padre Brito, com apoio da Prefeitura de Barbacena, através da Subsecretaria de Cultura, Desporto e Turismo.

Na quinta-feira (19), em comemoração ao Dia do Índio, aconteceu a Tribuna Livre, na Câmara Municipal, com participação da Presidente da Associação, Saria Trindade.

Uma roda de conversa marcou a programação de sexta-feira (20), também na sede do Legislativo, com a moderadora/professora Edna Resende, com diversos convidados, incluindo lideranças puris de outros estados.

No domingo (22), o festival tomou conta do distrito de Padre Brito, com degustação de comidas típicas, almoço, rosa de conversa, apresentações infantis, músicas indígenas, danças, saúde holística, entre outras atividades.

Segundo o Subsecretário de Cultura, Desporto e Turismo, Cleb Braz de Andrade, o festival é resultado da união de vários esforços. ''Foi maravilhoso, com participação e contribuição da comunidade. O mais marcante foi a ampla troca de conhecimentos dos presentes sobre de seu passado. Todas as ações foram planejadas e executadas com o intuito de reconhecimento dessa cultura tão importante. Parabenizo à Associação e destaco que estamos sempre de portas abertas; especialmente, ao Márcio, Presidente da Sinter, e à Saria Trindade, por confiarem no nosso trabalho para esta parceria''.

Festival agora integra calendário oficial - O Prefeito Luis Álvaro sancionou o decreto nº 8.286, publicado no último dia 20 de abril, que incluiu o Festival Indígena de Padre Brito no calendário oficial de eventos do Município. 


Busca de Notícias