Secretário participa de Seminário Estadual da Undime e Simpósio Nacional de Educação


O Secretário Municipal de Educação de Barbacena, Luiz Carlos Rocha de Paula, participou, nesta semana, em Belo Horizonte, de dois importantes eventos do segmento: o Seminário Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o I Simpósio Nacional da Educação. 

O Seminário Estadual da Undime, realizado na terça (24) e na quarta-feira (25),  reuniu cerca de 700 pessoas, entre Secretários Municipais de Educação e vários outros profissionais vinculados ao segmento educacional. O evento teve como escopo a discussão e tratativas dos temas que envolvem a Educação, "Viabilizou a troca de experiências e a oportunidade de vivenciar, num entendimento de conjunto, as várias tônicas que demandam conhecimentos, informações e direcionamentos, capazes de sustentar as tomadas de decisões na Educação'', afirmou o Secretário. 

O Seminário contou com formato diferenciado em 2018, com  palestras, no auditório, voltada para os dirigentes e oficinas temáticas destinadas aos técnicos. Ao todo foram 16 oficinas abordando diferentes temas. Ao longo do seminário foram tratados os seguintes assuntos: Programa Gestão para Educação Municipal (GEM); Plano Decenal Municipal de Educação; realidade financeira municipal (carreira, remuneração e Fundeb); Base Nacional Comum Curricular; educação inclusiva: experiências exitosas; Conviva Educação; Plano de Ações Articulação (PAR); Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); e prestação de contas dos programas do MEC.

Já o I Simpósio Nacional de Educação, realizado no Tribunal de Contas do Estado nesta quinta (26) e sexta-feira (27),  reuniu Dirigentes Municipais de todo o estado de Minas Gerais, bem como Conselheiros de Tribunais de Contas de todo o Brasil. Com o tema ''Escrevendo o Futuro na Ponta do Lápis'', o evento teve como principal objetivo analisar e discutir questões relacionadas ao controle externo dos recursos públicos destinados à Educação, revelando experiências exitosas de gestão e ações desenvolvidas no âmbito dos Tribunais de Contas brasileiros.

Entre as apresentações no Simpósio, destaque para a demonstração dos casos de sucesso na Educação Pública Brasileira, como o modelo educacional de Sobral (Ceará), o município com o maior Ideb no Brasil, e Cocal dos Alves (Piauí), recordista em olimpíadas escolares. ''Houve a possibilidade de vivenciar os referidos exemplos, que nos impulsionam a lutar para a Educação de nossos municípios, acreditando que há, sim, possibilidade de realizarmos, quando se quer realmente fazer'', disse Luiz Carlos. 


Busca de Notícias