Ambulatório de Pediatria Geral completa dois anos


O Ambulatório de Pediatria Geral que integra a estrutura da Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesaps) e encontra-se instalado nas dependências da Santa Casa de Misericórdia, comemorou seus dois anos de existência no dia 6 de junho.

Nesse período de funcionamento, foram realizados mais de quatro mil atendimentos às crianças de zero a doze anos residentes em Barbacena. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, no horário de 7h às 17h, e conta com uma equipe composta por cinco pediatras, uma enfermeira, uma auxiliar de enfermagem, uma fonoaudióloga, além de médicos residentes em Pediatria.

O Ambulatório complementa o trabalho das Unidades Básicas de Saúde (UBS) no que diz respeito ao acompanhamento do crescimento da criança, amamentação, orientação e aconselhamento de mães e pais, além de zelarem por um diagnóstico mais criterioso de doenças.

O primeiro atendimento é realizado aos recém-nascidos através de marcação direta da Maternidade da Santa Casa no momento da alta hospitalar e os demais encaminhamentos oriundos das UBS. As consultas subsequentes são agendadas no próprio Ambulatório, possibilitando assim o acompanhamento e criação de vínculo com o serviço.

''A Sesaps prioriza o cuidado à Saúde da Criança, vendo como a garantia de um futuro melhor e com qualidade de vida, e reforça que o médico pediatra é um agente importante nesse processo, pois auxilia na prevenção de doenças modificando hábitos nocivos à saúde, os quais muitas vezes se estabelecem nesta faixa etária, como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, pneumopatias, entre outras'', destacou a coordenadora de Atenção Primária, Prisciliani Miranda.


Busca de Notícias