SAS promove atividades no mês do Meio Ambiente


A Prefeitura de Barbacena, através do Serviço de Água e Saneamento (SAS) e da Diretoria de Meio Ambiente, desenvolveu, durante o mês de junho, programação ligada ao PAC, com atividades socioambientais e educativas, alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Cinco escolas das redes de ensino pública e privada participaram das ações socioambientais: Escolas Municipais Lia Salgado e Inês Piacesi, Colégio Imaculada Conceição, Instituto Maria Imaculada, Salesianas e Centro Estadual de Educação Especial Maria do Rosário.

Servidores da Diretoria de Meio Ambiente desenvolveram atividades com os alunos e professores de escolas, destacando os atuais problemas ambientais causados pela ação negativa do homem na natureza, debatendo e apresentando sugestões de como é possível criar soluções, através de atitudes simples no cotidiano, com foco na sustentabilidade.

Dentre as ações promovidas, destacam-se debates e exibição de minidocumentários e curtas de animação, relacionados ao ciclo da água, saneamento básico e consumo consciente dos recursos hídricos; o plantio de hortaliças, árvores frutíferas e ornamentais; oficinas de artesanato sustentável, reutilizando objetos que seriam descartados como lixo, estimulando a conscientização socioambiental de forma educativa e lúdica.

Segundo a Diretora de Meio Ambiente, Rachel Tré, ''é fundamental que cada cidadão faça a sua parte, no exercício da responsabilidade ambiental, capaz de despertar nas crianças e jovens a motivação para atitudes positivas que gerem reflexos diretos ao meio ambiente, em prol das futuras gerações, promovendo o bem-estar de todos''.

As atividades socioambientais desenvolvidas pela Diretoria de Meio Ambiente compõem o cronograma anual do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para as obras das Estações de Tratamento de Efluentes (esgoto) – ETE’s. 

“Essas ações são de extrema relevância, não apenas na esfera educacional e de conscientização, mas também para o recebimento de recursos do Governo Federal, para o Município investir em saneamento básico em benefício da população”, completa a Diretora de Meio Ambiente. 

Em meio a um cenário de desafios, o Município de Barbacena está à frente dessa realidade e em alinhamento com o seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que foi elaborado, aprovado pelo legislativo e contempla também a coleta e tratamento de esgoto. O Município segue na vanguarda, planejando e organizando-se no pleito de recursos federais, já tendo iniciado as obras das ETE’s do Galego e do Retiro das Rosas. Essas obras representam um avanço significativo na construção de instrumentos de gestão no que tange ao abastecimento público, drenagem das águas superficiais, coleta canalizada e tratamento de esgoto/efluentes.

Sobre a data – O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972, durante a Conferência de Estocolmo promovida pela ONU – Organização das Nações Unidas, sobre o Meio Ambiente Humano. A celebração anual acontece no dia 05 de junho, tendo como objetivo principal chamar a atenção da população para as questões ambientais ao redor do mundo e para a conscientização e a preservação dos recursos naturais, ainda considerados por muitas pessoas, como fontes inesgotáveis.


Busca de Notícias