Prefeitura orienta sobre descarte de resí­duos de construção civil


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) e em conformidade com o Decreto 7.646/2014, vem orientar à população sobre o descarte de resíduos provenientes de construção civil. 

Para quem está pensando em construir, demolir ou reformar em Barbacena, é importante que compareça à Semop para requerer e se instruir sobre a forma apropriada de descarte. Além disso, toda e qualquer empresa que transporta esse tipo de material deve ser cadastrada no Município, com devida autorização para descarte, e inscrição na Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz). 

O descarte irregular pode gerar penalidades aos responsáveis que forem flagrados. O contribuinte pode e deve denunciar descartes em locais impróprios através da central de Atendimento ao Cliente (CAC) do serviço de limpeza urbana, por meio do telefone (32) 3339-2037. 

Sobre os resíduos de construção civil - O resíduo de construção é o conjunto dos materiais que saem das obras, sejam novos, de reforma ou de demolição. São habitualmente descartadas argamassas, cerâmicas, concretos, madeiras, metais, papéis, plásticos, pedras, tijolos, tintas, gessos etc.

O setor de construção civil é o maior gerador de resíduos no país. As consequências do descarte irregular levam ao acúmulo em margens de rios, terrenos baldios e outros locais inapropriados. Essa aglomeração afeta inclusive a saúde pública, porque há presença de materiais orgânicos, químicos e tóxicos, além de acúmulo de água e favorecimento à proliferação de insetos e doenças.


Busca de Notícias