Campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo começa na segunda-feira


Barbacena promove, a partir de segunda-feira (6) até 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação Contra e Poliomielite e o Sarampo, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Além disso, as localidades de zona rural do município receberão, de 7 a 10 agosto, dias e horários especiais de vacinação (veja na arte ao final). Já o Dia D de mobilização está marcado para 18 de agosto (sábado), de 8h às 17h.

O público-alvo da iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesaps), inserida no Programa Nacional de Imunização (PNI), é composto por crianças de um até quatro anos 11 meses e 29 dias, correspondendo a 6.477 menores de Barbacena. A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal contra a Poliomielite e Sarampo, de forma homogênea, para evitar a manutenção ou formação de bolsões de não-vacinados. 

Os pais e responsáveis, que são fundamentais no processo, devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro. 

A Campanha têm como objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra a Poliomielite nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o Sarampo e a Rubéola, para manter o estado de eliminação dessas doenças no país. 

Durante a Campanha, será realizada avaliação da situação vacinal, tendo o objetivo de resgatar não-vacinados ou completar esquemas de vacinação, visando também atualizar a caderneta das crianças, conforme o calendário básico, e também diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.


Busca de Notícias