Barbacena participa de Fórum Emergencial de Saúde e Educação em Prol dos Municípios


Barbacena participou, na manhã desta quinta-feira (9), em Tiradentes, do Fórum Emergencial de Saúde e Educação em Prol dos Municípios da região do Campo das Vertentes, com o objetivo de discutir as medidas a serem adotadas em face à interrupção, por parte do Governo de Minas Gerais, de transferência de diversas parcelas de recursos. A Secretária Municipal de Governo, Cacilda Araújo, representou, na ocasião, o Prefeito Luis Álvaro.

O encontro foi promovido pela Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes (AMVER). Na oportunidade, foi explanada a situação crítica e emergencial dos municípios mineiros, além de destacado que apenas ações em conjunto podem surtir efeitos. Também foi confeccionado um documento a ser enviado ao Estado com a pauta de reivindicações e medidas a serem adotadas caso não haja normalização da situação. 

A dívida atual do Governo do Estado de Minas com os Municípios Mineiros é na ordem de R$ 7,6 bilhões. Apenas para Barbacena, segundo dados da Associação Mineira de Municípios (AMM) de julho, a dívida é de 60 milhões de reais, nas áreas de saúde, educação básica, transporte escolar, IPVA, ICMS e o Piso Mineiro de Assistência Social.  

No comando da mesa do encontro, estava o Presidente da AMVER e Prefeito de Resende Costa, Aurélio Suenes de Resende. Também compuseram a mesa o Prefeito de Queluzito, Célio Pereira de Souza; o Prefeito de Ingaí, João Paulo Leite; o Prefeito de Cipotânea, José Bonifácio Gomes; o Prefeito de São Tiago, Denilson Silva Reis; a representante do Prefeito de Congonhas, Ormesinda Barbosa; e o Prefeito de Ritápolis, Higino Zacarias. 


Busca de Notícias