Barbacena ganha mais duas equipes do NASF


Barbacena foi contemplada com duas novas equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). O Ministério da Saúde acolheu, através da Portaria nº 2.273, de 30 de Julho de 2018, a proposta da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesaps), de ampliação, devido às necessidades e realidades locais, e Barbacena passa a ser a única cidade da região macro centro-sul, formada por 51 municípios, a contar com cinco equipes do NASF.  

O projeto, elaborado por meio da Coordenação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, foi idealizado com intuito de ampliar a assistência nos territórios dos bairros Nova Suíça e Nove de Março,  com o objetivo de que as equipes participem efetivamente do dia a dia das Unidades de Saúde, oferecendo uma gama na oferta de serviços voltados à promoção à saúde das comunidades, através de diversas categorias profissionais, como nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, educador físico, fonoaudiólogo e assistente social.

A implementação tem como propósito a melhoria da resolutividade da atenção primária à saúde, com responsabilização das equipes, famílias, comunidade e todo o contexto social que permeia o processo saúde-doença, além de ajudar o município a traçar um plano consistente no que diz respeito a ampliação da abrangência e o escopo das ações da atenção básica. Conforme destaca o Secretário Municipal de Saúde, José Orleans da Costa,  ''agora vamos da um salto de cobertura para promoção da saúde e prevenção de doenças''. 

No momento, está em andamento o processo de contratação dos profissionais envolvidos para que, em breve, comecem as atividades. O financiamento será 99% de recursos federais e 1% de recursos municipais. 


Busca de Notícias