Sedec reúne-se com professores para processo de escolha dos livros didáticos


A Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Educação (Sedec), promoveu, de terça a quinta-feira, um encontro junto a professores representantes da rede municipal de ensino para estabelecer e implementar as diretrizes para a escolha dos livros didáticos a serem adotados pelos próximos anos. 

O trabalho vai de acordo com o que é estabelecido no Programa Nacional do Livro e do Material Didático nas Escolas (PNLD), política definida pelo Ministério da Educação. Por meio de uma iniciativa democrática, em que educadores de cada escola participam ativamente do processo, estão sendo definidos os livros didáticos a serem utilizados pelo alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental que integram a rede municipal (os livros do 6º ao 9º ano foram escolhidos em 2017).

As reuniões ainda tiveram o objetivo de incentivar a troca de experiências sobre os materiais apresentados pelas editoras cadastradas junto ao MEC. ''Através de estudo, dedicação, critérios, discussão, reflexão e responsabilidade nesta ação que define o livro didático, é definida a aplicabilidade de um programa de educação abalizado num processo de ensino e aprendizagem fundamentado e embasado em material didático de qualidade'', destaca o Secretário Municipal de Educação, Luiz Carlos Rocha de Paula. 

A partir de então, cada escola vai definir o seu livro didático. A iniciativa da escolha individualizada também foi uma decisão democrática por parte das instituições de ensino, que optaram por cada escola definir o próprio material, em vez de uma escolha unificada. Tal decisão foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município (e-DOB) do dia 22 de agosto de 2018.  

Os livros da educação infantil escolhidos, conforme o PNLD, serão adotados por três anos e os do 1º ao 5º ano, por 4 anos, para que, então, seja aberto novo processo de escolha. 


Busca de Notícias