Barbacena recebe exposição fotográfica sobre cotidiano nas residências terapêuticas


A Prefeitura, através da Coordenação de Saúde Mental da Sesaps, em parceria com o Instituto Bom Pastor, trazem, para a cidade, exposição fotográfica do Ministério da Saúde e Fiocruz, que apresenta registros de 2007 a 2018 dos egressos do sistema psiquiátrico de Barbacena nas residências terapêuticas.  Até o dia 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 18h, a mostra estará aberta para visitação do público no Instituto Bom Pastor (Rua Padre Manoel Rodrigues, 237 - Bairro do Carmo). 

A exposição, que traz como tema "Programa de Volta para Casa: 15 anos", celebra o aniversário da iniciativa que contribuiu para o processo de inserção social de pacientes que permaneceram em longas internações psiquiátricas. A exposição ainda comemora os 15 anos da parceria com a Coordenação de Saúde Mental com o Instituto Bom Pastor, que também faz 70 anos em 2018. 

A abertura do evento foi realizada nesta terça-feira (17), no instituto, com a presença do fotógrafo documental Radilson Carlos Gomes. A abertura contou ainda com uma apresentação de Leandra Vilhena, gerente das Residências Terapêuticas, que fez a leitura de textos escritos por moradores, e uma palestra de Emerson Elias Mehry, médico, professor universitário e um dos grandes pesquisadores da área. 

O Secretário Municipal de Saúde e Programas Sociais, José Orleans da Costa, destacou a importância do Programa de Volta para Casa e salientou que o evento "é uma oportunidade para reafirmar que a reforma psiquiátrica e irreversível. Liberdade para viver na sociedade é a melhor terapia e o Município não mede esforços para garantir a completa reinserção destas pessoas".

Também falaram no evento o pároco da paróquia do Bom Pastor,Padre Luiz Cláudio Vieira, e a Coordenadora de Saúde Mental, Flávia Vasques. 


Busca de Notícias