Barbacena lidera saldo de empregos no Campo das Vertentes em 2018


Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referentes ao mês de setembro, foram divulgados pelo Ministério do Trabalho. Barbacena tem se destacado na região: a cidade lidera na criação de postos de trabalho no Campo das Vertentes, com um saldo positivo de 611 novas vagas.  

Em todo o estado, Barbacena ocupa a 35ª posição na geração de empregos até o momento. Os novos postos de trabalho tiveram superávit principalmente nos setores de serviços (285), indústria de transformação (229) e comércio (85). 

O Prefeito Luis Álvaro aponta, como fatores para a recuperação, "a criação da Sala Mineira do Empreendedor e a agilidade na aprovação de projeto de arquitetura e engenharia, desburocratizando a iniciativa dos novos empreendedores".

A Sala Mineira do Empreendedor é um espaço com atendimento exclusivo e personalizado para contato com o poder público e entidades pró-empresário, fruto de parceria entre a Prefeitura de Barbacena, Junta Comercial do Estado (Jucemg) e Sebrae MG. Desde que foi inaugurada, o prazo médio para a formalização de novas empresas apresentou redução considerável e tem sido entre 4 e 5 dias, fazendo com que Barbacena tenha um dos melhores prazos entre as cidades mineiras. "Sabemos que um dos critérios para que um negócio se instale no município é justamente o período em que se dá entre a protocolização inicial do requerimento e sua finalização", destaca a Chefe de Gabinete, Cacilda Araújo.

E, neste ano, dois grandes novos empreendimentos devem ampliar ainda mais os dados relacionados à criação de postos de trabalho: neste mês de novembro, será inaugurado o Barbacena Shopping, e, em dezembro, a primeira fase do Bahamas Shopping. Ambos têm perspectiva de geração de centenas de empregos e representam, cada um, investimentos na ordem de R$ 100 milhões.


Busca de Notícias