Guarda Civil Municipal inicia curso de Agente de Trânsito


O curso de capacitação de Agente de Trânsito para a Guarda Civil Municipal (GCM) teve início nesta segunda-feira (5), na sede da corporação. Com carga horária de 200 horas/aula, a iniciativa é coordenada pela Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (Sutram) e Polícia Militar, além de contar com profissional de psicologia e educação.  

A abertura contou com a presença de diversas autoridades. A Chefe de Gabinete, Cacilda Araújo, representando o Prefeito Luis Álvaro, destacou que o "momento é muito especial para nós. Por uma determinação do Chefe do Executivo, estamos nesta empreitada há um bom tempo para firmar essa parceria com a Guarda Civil Municipal para ações no trânsito". 

A Chefe de Gabinete ainda destacou que o treinamento é uma oportunidade de reciclagem para os Agentes que atualmente desempenhem a função e de aprimoramento e conhecimento para os Guardas que terão essa atribuição, atendendo ao Decreto Municipal de nº 8.333, de 15 de agosto deste ano, que dispõe sobre a atuação da GCM na fiscalização de trânsito nas vias públicas municipais em cooperação com a Sutram, nos termos da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), mediante celebração de convênio.

Para o Subsecretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Samuel de Tarso Paiva Bernardes, o convênio representa um novo tempo para o trânsito da cidade. "O Agente de Trânsito traz mais segurança aos motoristas e pedestres e desempenham um papel fundamental para a manutenção da ordem pública. Diante da situação complexa no trânsito, com crescente número de veículos, o Executivo visualizou com bons olhos a participação da CGM nesta realização, que trará um grande ganho para a população". 

O Comandante da Guarda Civil Municipal, Itamar José de Souza Junior, disse que "é uma nova atribuição. Esperamos contribuir para o fortalecimento da atuação no trânsito, com ética e competência, buscando deixar uma marca muito positiva nos locais em que nossos Guardas irão trabalhar". 

A aula inaugural foi ministrada pelo Comandante do 1º Pelotão da Polícia Militar Rodoviária, Rafael Meneghin, que falou sobre comportamento humano e fiscalização. Ao longo da capacitação, os participantes do curso também vão ter aulas nas seguintes disciplinas: Legislação de Trânsito, Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização, Legislação de Trânsito Aplicada, Ética e Cidadania, Psicologia Aplicada, Papel Educador do Agente, Língua Portuguesa, Operação e Fiscalização de Trânsito e Prática Operacional.

A abertura do treinamento contou ainda com a presença da Secretária Municipal de Governo, Marcela Zaidan, e da Delegada de Trânsito, Flávia Murta. 

Sutram tem novos uniformes para operacional e administrativo - Na oportunidade, a Sutram apresentou os novos uniformes da equipe, tanto da parte operacional quanto da administrativa. Todos os novos uniformes foram adquiridos por meio de parcerias, sem custos para os cofres públicos.


Busca de Notícias