Programa Criança Feliz já atendeu mais de 400 famílias em Barbacena


O Programa Criança Feliz, que completou um ano e meio na cidade, já acompanhou 411 famílias e realizou mais de 9.183 ações através de visitas domiciliares. A iniciativa de financiamento federal é vinculada à política de assistência social do Município, por meio dos Centros de Referências de Assistência Social - CRAS São Pedro e CRAS Nova Cidade.

Composto por uma equipe de um supervisor de nível superior e 4 visitadores em cada CRAS, o programa tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. Assim, acompanha gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias.

O programa visa trabalhar o vínculo entre a criança, seu cuidador e a interação entre eles, com brincadeiras simples e a construção de brinquedos com materiais de fácil acesso e recicláveis, tudo por acompanhamento em domicílio. Acredita-se que o brincar apresenta uma influência positiva para a superação das vulnerabilidades sociais.

De acordo com Virgínia Fernandes, supervisora do Programa no CRAS Nova Cidade, "podemos dizer que, quando cuidamos da primeira infância, estamos pensando também no futuro do município e é gratificante demais para nós quando ouvimos de pais e cuidadores que o programa está contribuindo para o desenvolvimento dos seus filhos".

O Programa Criança Feliz tem caráter intersetorial e, por isso, necessita do apoio e integração de outras políticas, em especial a saúde e a educação. Sendo assim, eventos já foram realizados em parceria, como rodas de conversa com a equipe da Estratégia Saúde da Família, Grupos de Gestantes, bem como comemorações festivas com a presença de parceiros da iniciativa privada.

Para executar o Programa no Município, os supervisores passaram por capacitações e cursos sobre a implantação do Programa, sobre as visitas domiciliares e sobre o método CDC. O método CDC (Cuidados para o Desenvolvimento da Criança) foi desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tendo suas fichas e outros materiais utilizados no acompanhamento adaptados para a realidade do Brasil, com a supervisão de seus idealizadores.

Para Fabricia Sanches, supervisora do Programa no CRAS São Pedro, “o método utilizado pelo Programa Criança Feliz é uma grande oportunidade para nós profissionais da assistência social enxergarmos a importância de se trabalhar a prevenção dos problemas sociais e de se trabalhar o vínculo familiar de modo precoce, pois entende que assim os resultados podem ser mais promissores”.

Para maiores informações, as famílias podem procurar o CRAS mais próximo:
CRAS São Pedro – Praça José Serápio da Silva, 673, bairro São Pedro – Telefone: 3339-2079.
CRAS Nova Cidade – Rua São Paulo da Cruz s/nº, bairro Ipanema – Telefone: 3339-2025.


Busca de Notícias