Barbacena está entre as 50 melhores cidades no Brasil em ranking de transparência


A Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério da Transparência divulgaram, na última quarta-feira (12), um ranking nacional de transparência e Barbacena obteve grande destaque. Segundo a avaliação, Barbacena somou 9.44 pontos e ficou na 27ª posição no Brasil e 4ª no Estado. 

A iniciativa avalia o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outros normativos sobre transparência nos estados, no Distrito Federal e em todos os municípios com mais de 50 mil habitantes, incluindo as capitais (com base nas estimativas do IBGE em 2017).

A título de comparação, a cidade conquistou avaliação melhor que Belo Horizonte, classificada em 11° no estado e 70º no país, com nota 8.94, e Juiz de Fora, que ficou em 31° no estado e 243° no país, com nota 7.43.

Para o Prefeito de Barbacena, Luís Álvaro, essa posição mostra que o Município está no caminho certo na gestão pública. "O acesso à informação é fundamental e a nossa administração tem consciência do compromisso e responsabilidade de servir à população, sempre alicerçada nos pilares da ética, responsabilidade e eficiência".

A avaliação foi realizada entre julho e novembro deste ano, em 691 entes federativos – universo que abrange quase 70% da população brasileira.

A metodologia analisou além da transparência passiva, a transparência ativa, ou seja, além da regulamentação da Lei de Acesso à Informação, a CGU mapeou como governos estaduais e municipais publicam na internet os dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas, lista de servidores, entre outros.

Fonte: G1


Busca de Notícias